Feira de Santana: Prefeito José Ronaldo apresenta projeto de revitalização da Lagoa de Chico Maia

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, apresentou aos moradores da Mangabeira, nesta segunda-feira (26/01/2026), o projeto de revitalização da Lagoa de Chico Maia, com detalhamento das intervenções ambientais, das etapas técnicas e das medidas administrativas que passam a vigorar no entorno do corpo d’água.

Durante o encontro, foi informado que a partir de hoje, toda e qualquer construção nas proximidades da margem da lagoa fica proibida pela Prefeitura, com o objetivo de preservar a área, garantir a execução do projeto e evitar novas ocupações irregulares.

Segundo o prefeito, o plano de intervenção inclui desassoreamento, remoção de vegetação acumulada e recuperação do espelho d’água, ações voltadas ao restabelecimento da capacidade de armazenamento e ao funcionamento hidráulico do sistema.

Intervenções ambientais e impactos na drenagem urbana

De acordo com a gestão municipal, o desassoreamento consiste na retirada do material depositado no fundo da lagoa, procedimento necessário para aumentar a profundidade e melhorar o escoamento da água.

A prefeitura informou que a ampliação da capacidade de acúmulo e de vazão da lagoa será determinante para viabilizar outra obra estruturante na região Leste, o Convive, localizado em área com histórico de alagamentos.

Com a conclusão das intervenções, a expectativa é que o sistema retenha o fluxo das chuvas e controle a saída da água em períodos de precipitação intensa, reduzindo riscos de transbordamentos.

Estudos técnicos em andamento

Técnicos da EG, empresa responsável pela execução da obra, já iniciaram os trabalhos de topografia, etapa que permite medir ângulos e distâncias para o mapeamento preciso do terreno.

Na sequência, será realizada a batimetria, procedimento técnico de medição da profundidade da lagoa, diretamente relacionado à avaliação do grau de assoreamento.

Também está prevista a sondagem do solo, que envolve perfurações para coleta de material, possibilitando a análise da composição, estrutura, resistência e profundidade das camadas de solo e rocha.

Estruturas de controle e gestão da obra

O titular da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), João Vianey, informou que as intervenções incluirão estruturas com capacidade de retenção do fluxo hídrico e controle da vazão, especialmente em períodos de chuvas intensas.

Segundo ele, o projeto prevê a implantação de vertedouro com dimensões adequadas, assegurando segurança operacional e funcionamento eficiente do sistema de drenagem.

A apresentação contou com a presença dos secretários Silvaney Araújo (Agricultura), Jaciara Moreira (Meio Ambiente) e Joilton Freitas (Secom), além dos vereadores Jorge Oliveira e Pastor Valdemir.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading