Ministro Guilherme Boulos projeta aprovação do fim da escala 6×1 no primeiro semestre de 2026 e articula apoio no Congresso

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, afirmou, na terça-feira (27/01/2026), que acredita na aprovação do fim da escala de trabalho 6×1 ainda neste semestre. Segundo o ministro, o governo federal está empenhado na redução da carga semanal de trabalho e no aumento do tempo de descanso e convivência familiar dos trabalhadores brasileiros.

A declaração foi feita durante entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro, após participação em ato realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que marcou a criação de um Grupo de Trabalho Técnico da Maré, voltado à formulação de políticas públicas para o Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense.

Articulação política e expectativa de tramitação

Durante a entrevista, Boulos afirmou esperar que a proposta seja pautada, aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro semestre. O ministro destacou que a medida atende a uma demanda histórica dos trabalhadores por condições de trabalho mais equilibradas.

De acordo com Boulos, o tema está sendo tratado em conjunto com o Ministério do Trabalho, e reuniões já foram realizadas e seguem previstas com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para viabilizar o avanço da proposta legislativa.

O ministro reforçou que o fim da escala 6×1 é considerado, pelo governo, uma necessidade estrutural para melhorar a qualidade de vida da população economicamente ativa.

Proposta de Emenda Constitucional e apoio parlamentar

O encerramento da escala 6×1 está previsto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 8/2025, apresentada à Câmara dos Deputados em fevereiro de 2025. A proposta conta com 226 assinaturas de parlamentares, número suficiente para garantir sua tramitação inicial na Casa.

A PEC tem como autora a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), correligionária de Boulos, que figura como primeira signatária do texto. A iniciativa busca alterar a Constituição para redefinir os parâmetros da jornada semanal de trabalho no país.

Reação do setor empresarial e posicionamento do governo

Questionado sobre possível resistência de setores empresariais, Boulos avaliou que a oposição de grandes empresários não representa surpresa. Segundo ele, a ampliação de direitos trabalhistas historicamente enfrenta resistência de parte do empresariado.

O ministro citou que, no fim de 2025, o Palácio do Planalto adotou a medida internamente ao eliminar a escala 6×1 para trabalhadores terceirizados da Presidência da República, como profissionais da limpeza e da copa. De acordo com Boulos, esses trabalhadores passaram a cumprir escala máxima de 5×2.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading