Alagamentos em bairros de Feira de Santana forçam moradores a deixarem casas; SOMA anuncia obras de drenagem

Os recorrentes alagamentos em bairros de Feira de Santana têm levado famílias a deixarem suas residências, buscando abrigo na casa de amigos ou familiares. O vereador Luiz da Feira (PP) destacou a situação durante a sessão da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (11/03/2026), citando o bairro Parque Panorama, onde moradores perderam móveis e eletrodomésticos devido à entrada de água nas residências.

O parlamentar alertou para os riscos à saúde pública quando as águas, muitas vezes misturadas a esgoto, invadem os domicílios. Além do Parque Panorama, localidades como Campo Limpo, Campo do Gado e Baraúnas também apresentam problemas semelhantes, evidenciando a extensão da vulnerabilidade urbana na cidade.

Segundo o vereador Professor Ivamberg (PT), os alagamentos são um problema histórico em Feira de Santana, agravado por períodos de chuvas intensas, baixa infraestrutura urbana e características do solo, que possui lençol freático superficial, dificultando o escoamento das águas. Ele reforçou a necessidade urgente de obras de drenagem para reduzir os transtornos enfrentados pela população.

Ações da Prefeitura e recursos previstos

O líder da base governista, vereador José Carneiro (União), afirmou que os alagamentos atingem diversos bairros e que a Prefeitura está elaborando soluções de drenagem. Segundo ele, as intervenções serão executadas em breve, com recursos de empréstimos autorizados pela Câmara Municipal, permitindo a execução de obras estruturais nas regiões mais afetadas.

Moradores do Parque Panorama têm reivindicado prioridade nas obras, temendo novos alagamentos. Durante a Tribuna Livre, Jean de Almeida, representante da Associação de Moradores, relatou que o último incidente destruiu pertences de famílias e agravou a situação de vulnerabilidade no bairro, especialmente após obras realizadas em áreas próximas.

Jean de Almeida reforçou que a comunidade busca ação rápida do governo municipal, solicitando que o bairro seja incluído como prioridade no planejamento de obras de drenagem ainda para este ano. Ele também mencionou que, segundo informações veiculadas pela imprensa local, a situação ainda está em análise pela administração.

Licitação e execução das obras

O vereador Marcus Carvalhal (PL) informou que a licitação para o serviço no Parque Panorama será anunciada até o final do mês, segundo mensagem recebida do superintendente da Superintendência de Obras e Manutenção (SOMA), João Vianey. A ação faz parte do planejamento da Prefeitura para minimizar os impactos de alagamentos recorrentes e melhorar a infraestrutura de drenagem urbana.

As obras têm como objetivo reduzir enchentes, proteger residências e garantir condições de saúde e segurança para moradores, atendendo áreas históricas de risco e bairros afetados por falta de escoamento adequado da água pluvial.

O acompanhamento das intervenções será essencial para verificar a eficiência das medidas e o cumprimento do cronograma anunciado, garantindo que a população receba soluções efetivas para os problemas recorrentes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading