A programação cultural dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) concentra, nesta última semana de maio, uma série de atividades voltadas à arte, memória, patrimônio e formação cultural em Salvador e no Recôncavo Baiano. Entre os destaques estão o seminário “Reimaginando o MAB: Plano Museológico” e a exposição imersiva “Mundo Zira”, em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB).
As atividades incluem exposições, oficinas, performances, mostras audiovisuais, feiras culturais, visitas mediadas e ações educativas promovidas em equipamentos culturais administrados pelo Governo da Bahia. A programação segue até domingo (31/05/2026), contemplando diferentes públicos e faixas etárias.
O projeto integra ações do programa “Artes e Acervos Revisitados”, que busca ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos da museologia, conservação de acervos, acessibilidade, comunicação institucional e educação museal.
Seminário “Reimaginando o MAB” debate futuro dos museus e preservação cultural
O principal destaque da agenda ocorre no Museu de Arte da Bahia (MAB), com a realização do seminário “Reimaginando o MAB: Plano Museológico”, marcado para quarta-feira (27/05/2026), das 9h às 17h. O encontro reúne especialistas, pesquisadores, gestores culturais e o público para discutir estratégias de preservação patrimonial e requalificação museológica.
O evento integra a segunda etapa do projeto “Artes e Acervos Revisitados” e aborda temas ligados à conservação de acervos, acessibilidade, educação cultural e comunicação institucional. A iniciativa também promove diálogo sobre os caminhos futuros da instituição e o papel social dos museus.
Além do seminário, o MAB promove uma programação paralela com feira de artes, apresentações musicais, recitais, exibição de filmes e oficinas voltadas à educação patrimonial e artística.
Exposição “Mundo Zira” leva experiência imersiva inspirada em Ziraldo ao MAB
Entre as atrações de maior procura está a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, instalada no MAB. A mostra apresenta experiências imersivas inspiradas no universo criativo do cartunista e escritor Ziraldo, reunindo elementos audiovisuais, interatividade e recursos visuais.
A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados previamente pela internet ou no próprio local. A exposição integra o conjunto de ações culturais promovidas pelo IPAC em parceria com instituições culturais e produtoras independentes.
O espaço também recebe a programação da Sala CurtaMAB, com exibição de documentários, animações e curtas-metragens que discutem memória, território, identidade e cultura popular nordestina. Entre os títulos exibidos estão produções do Acervo da Laje, Acervo Mirá e obras do artista Chico Liberato.
MAC_Bahia promove oficinas, exposições e atividades educativas
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) também participa da programação semanal com oficinas, visitas mediadas e exposições em cartaz. Entre os destaques estão as mostras “Ocupação ORIGEM” e “RESPEITA – Mulheres do acervo MAC_BAHIA”.
A programação inclui oficina de letramento para pessoas com mais de 60 anos, oficina infantil de criação de imagens com elementos naturais e atividades de fotobordado voltadas à experimentação artística coletiva.
O MAC_Bahia ainda realiza visitas mediadas ao circuito expositivo, ampliando o acesso do público às ações educativas e ao acervo contemporâneo da instituição.
MAM Bahia reúne oficinas, residência artística e JAM no MAM
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) concentra atividades ligadas à formação artística, performances e música instrumental. Entre os destaques estão as exposições “Uma história da arte brasileira”, “Sem Humanidade” e “SMETAK”.
A programação inclui oficinas de xilogravura, residência artística “Ocupação Olha que Palhaçada!” e atividades vinculadas ao projeto “Mbiras do Brasil: reconstruindo a nossa história”, conduzido pelo mestre moçambicano Ivan Mucavél.
No sábado (30/05/2026), às 18h, ocorre mais uma edição da tradicional JAM no MAM, realizada na Praça Letieres Leite.
Museus do Recôncavo e memorial ampliam atividades culturais e históricas
A agenda cultural do IPAC também contempla o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, que mantém exposições ligadas à história, povos originários, memória da escravidão e patrimônio cultural baiano.
O espaço recebe ainda a mostra “Encruzilhada”, de Pola Ribeiro, além da exposição “Fragmentos da Memória”, desenvolvida em parceria com o Arquivo Público da Bahia.
Já o Parque Histórico Castro Alves promove visitas guiadas ao museu, biblioteca, jardins e trilhas ecológicas mediante agendamento prévio. O Memorial das Matriarcas Odé Kayodê também integra a programação cultural com exposições sobre a trajetória de Mãe Stela de Oxóssi, espaços audiovisuais e instalações digitais.
O projeto cultural desenvolvido nos museus conta com realização da Trevo Produções, em parceria com Tecnomuseu, MAB e IPAC, além de financiamento por meio do Edital Lina Bo Bardi, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB), com recursos do Governo da Bahia e do Ministério da Cultura.








Deixe um comentário