A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na manhã desta quarta-feira (20/05/2026) a inserção do contraceptivo etonogestrel, conhecido comercialmente como Implanon, na rede de Atenção Primária à Saúde. A ação começou na Unidade de Saúde da Família (USF) do Corredor dos Araçás e contempla, nesta primeira etapa, 30 mulheres acompanhadas pela rede municipal.
O procedimento foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela chefe da Atenção Primária à Saúde, Verônica Cavalcante. O público-alvo inclui mulheres entre 14 e 49 anos, conforme critérios de elegibilidade definidos pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa integra as ações de planejamento reprodutivo desenvolvidas pelo município e amplia o acesso da população feminina a métodos contraceptivos de longa duração ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Implanon passa a integrar serviços da Atenção Primária
O Implanon é um implante contraceptivo subdérmico inserido no braço da paciente por meio de procedimento rápido, com duração média de até cinco minutos. O método possui validade de três anos e é utilizado para prevenção da gravidez.
Antes da aplicação, todas as pacientes passaram pelo exame Beta HCG, utilizado para confirmação de ausência de gravidez e garantia da segurança clínica do procedimento.
Após a inserção do implante, é realizado curativo no local para proteção durante as primeiras 24 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento será ofertado inicialmente para mulheres acompanhadas pela rede de Atenção Primária e aptas ao método contraceptivo.
Secretaria destaca planejamento reprodutivo e autonomia das mulheres
De acordo com a médica ginecologista Marília Almeida, o Implanon representa ampliação das opções contraceptivas disponíveis na rede pública municipal.
“É um contraceptivo de longa duração, com validade de três anos, de inserção tranquila e que evita o esquecimento do uso diário de comprimidos”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que a medida está relacionada ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde da mulher e à prevenção da gravidez não planejada.
“Muito mais do que um implante contraceptivo de longa duração, essa iniciativa representa uma política pública de saúde que leva cuidado à comunidade, perto da casa das pessoas, dentro do seu território. Estamos oferecendo um método contraceptivo moderno, seguro e eficaz, fortalecendo o SUS em Feira de Santana e tornando a nossa rede municipal de saúde cada vez mais qualificada”, declarou.
Município prevê ampliação gradual do atendimento
Segundo a chefe da Atenção Primária à Saúde, Verônica Cavalcante, o município recebeu quantitativo inicial do Ministério da Saúde e pretende ampliar a oferta gradualmente.
“Recebemos um quantitativo do Ministério da Saúde e iremos atender, inicialmente, mulheres já acompanhadas pela nossa rede de Atenção Primária e que são aptas a esse contraceptivo por meio do Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva”, explicou.
A referência técnica em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Magalhães, afirmou que a iniciativa fortalece as ações de planejamento reprodutivo desenvolvidas no município.
Segundo ela, a medida contribui para prevenção da gravidez não planejada e amplia a autonomia das mulheres atendidas pela rede pública municipal.
Primeira paciente atendida relata expectativa com o método
A primeira paciente atendida foi Anaildes Gonçalves, de 38 anos, moradora do distrito de Jaíba. Mãe de dois filhos, ela relatou expectativa em relação à utilização do contraceptivo de longa duração.
“Esse contraceptivo vai me trazer mais segurança, porque não pretendo ter mais filhos”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o acompanhamento das pacientes seguirá sendo realizado pelas equipes da Atenção Primária, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A implantação do método integra ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva e ao fortalecimento do atendimento preventivo na rede municipal de saúde.









Deixe um comentário