14ª Conferência Municipal de Saúde debate fortalecimento do SUS, financiamento e participação social em Feira de Santana

A 14ª Conferência Municipal de Saúde de Feira de Santana foi aberta na manhã de terça-feira (09/06/2026), reunindo representantes da gestão pública, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município. O encontro acontece no auditório da Faculdade Anhanguera e tem como tema “Saúde, Democracia, Soberania e Justiça: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.

A conferência integra o processo de participação social previsto na estrutura do SUS e tem como objetivo consolidar propostas elaboradas durante as pré-conferências realizadas nos diversos territórios de Feira de Santana. As discussões deverão subsidiar o planejamento das ações de saúde para os próximos anos.

Participaram da abertura o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Matos; a subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves; a diretora de Atenção à Saúde, Carla Alencar; e a diretora da Rede Própria, Verena Leal.

Controle social e participação popular orientam os debates

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que a conferência representa um dos principais mecanismos de participação popular dentro do SUS. Segundo ele, o encontro permite a construção coletiva de propostas voltadas às necessidades da população.

De acordo com o gestor, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e representantes da administração pública participam conjuntamente da formulação de estratégias para o sistema de saúde, fortalecendo o controle social previsto na legislação do SUS.

“O momento permite discutir os rumos da saúde pública e formular propostas alinhadas às necessidades identificadas nos territórios”, afirmou Rodrigo Matos durante a cerimônia de abertura.

Construção coletiva das políticas públicas de saúde

A subsecretária municipal de Saúde, Valdenice Gonçalves, ressaltou que a conferência constitui um espaço democrático para discussão das demandas locais e construção de políticas públicas voltadas à população.

Segundo ela, o processo permite identificar necessidades específicas dos territórios e contribuir para a elaboração de ações voltadas à melhoria dos serviços ofertados pelo sistema público de saúde.

Valdenice destacou ainda que a participação dos diversos segmentos envolvidos na saúde pública amplia a capacidade de formulação de propostas que atendam às demandas apresentadas durante as etapas preparatórias do evento.

Palestra de abertura apresenta tema central da conferência

A programação foi iniciada com uma palestra ministrada pelo professor doutor Márcio Costa de Souza, responsável por abordar o tema central da conferência. A atividade marcou o início dos debates que serão desenvolvidos ao longo dos dois dias de programação.

As discussões estão baseadas em propostas construídas previamente nas pré-conferências realizadas nos diferentes territórios do município. Essas contribuições serão analisadas pelos delegados participantes durante as plenárias e grupos de trabalho.

O objetivo é consolidar diretrizes capazes de orientar a atuação do poder público e fortalecer as políticas de saúde em âmbito municipal, estadual e nacional.

Quatro eixos estruturam as discussões

Os debates da 14ª Conferência Municipal de Saúde estão organizados em quatro eixos temáticos principais, definidos para orientar a análise das propostas apresentadas pelos participantes.

Entre os temas em discussão estão Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde, emergências climáticas e justiça social; e Modelo de Atenção e Gestão, Territórios Integrados e Cuidado Integral.

A organização considera que a divisão temática possibilita aprofundar os debates sobre financiamento, gestão, acesso aos serviços e desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema público de saúde.

Propostas serão validadas pelos delegados

A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cristina Franqueira, explicou que as propostas atualmente em análise foram elaboradas durante as pré-conferências e agora passam pela etapa de discussão, aperfeiçoamento e validação.

Segundo ela, as deliberações aprovadas durante a conferência contribuirão para definir prioridades e estratégias para a saúde pública municipal nos próximos anos.

Ana Cristina destacou que o processo possui relevância para o planejamento das ações futuras, uma vez que as propostas aprovadas servirão de base para a formulação de políticas públicas e iniciativas voltadas à assistência à população.

Eleição de delegados encerra programação

A programação prossegue nesta quarta-feira (10/06/2026) com a apresentação, apreciação e votação das propostas construídas pelos grupos de trabalho ao longo da conferência.

Também será realizada a eleição dos delegados que representarão Feira de Santana na etapa estadual do processo conferencial. Serão escolhidos representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores da saúde e usuários do SUS.

Os delegados eleitos terão a responsabilidade de levar as propostas aprovadas no município para as etapas seguintes de discussão, contribuindo para a construção das políticas públicas de saúde em âmbito estadual e nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading