Campanha Oxe, Me Respeite! alcança mais de 30 municípios da Bahia durante o São João e segue para festas de São Pedro

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) intensificou as ações da campanha Oxe, Me Respeite! durante os festejos juninos, levando atividades de prevenção à violência contra as mulheres, combate à importunação sexual e orientação sobre canais de denúncia para mais de 30 municípios baianos. Com o encerramento das celebrações de São João, a mobilização continua durante os festejos de São Pedro, com programação em Itabuna e Paripiranga.

As equipes da SPM realizaram atividades de sensibilização junto ao público, distribuíram materiais informativos e prestaram orientações sobre os serviços disponíveis para mulheres em situação de violência. A iniciativa também fortaleceu a articulação com órgãos públicos e instituições da rede de proteção.

Segundo a secretária estadual das Mulheres, Camilla Batista, o objetivo da campanha é ampliar a conscientização, fortalecer o atendimento às vítimas e garantir que mulheres possam participar das festas populares com acesso à informação e aos serviços de proteção.

Ações seguem em Itabuna e Paripiranga durante o São Pedro

Na quinta-feira (25/06/2026), a Secretaria das Mulheres participou das atividades do ItaPedro, em Itabuna, promovendo ações educativas entre 19h e 23h, com orientações sobre prevenção da violência, canais oficiais de denúncia e acolhimento.

Nos dias 26 e 27/06/2026, a Unidade Móvel da SPM atende o público em Paripiranga, instalada na Avenida Salustiano Domingues de Santana, das 22h à 1h, oferecendo escuta qualificada, acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres em situação de violência.

Durante a ação, equipes técnicas também atuam no fortalecimento da rede municipal de proteção e no encaminhamento dos casos aos serviços especializados quando necessário.

Campanha percorreu dezenas de cidades durante o São João

Ao longo das comemorações de São João, a campanha esteve presente em municípios como Irecê, Cruz das Almas, Seabra, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Mucugê, Cachoeira, São Felipe, Camaçari, Amargosa, Alagoinhas, Castro Alves, Conceição do Almeida, Lençóis, Ipirá, Abaíra, Coaraci, Ibirapitanga, Itaberaba, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Piatã, Pilão Arcado, Pintadas, Serrinha, Souto Soares, Valença, Laje, Itabuna, Jequié, Ituberá e Presidente Dutra, entre outros.

Além das equipes presentes nos eventos, diversos municípios aderiram espontaneamente à campanha, promovendo a distribuição de materiais educativos e reforçando mensagens de prevenção durante os festejos juninos.

A campanha tem como foco informar a população sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, incentivar a denúncia e ampliar o acesso aos serviços públicos de proteção.

SPM integra Plantão Integrado dos Direitos Humanos

Entre os dias 19 e 25/06/2026, a Secretaria das Mulheres também participou do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

A iniciativa ocorreu nos municípios de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Castro Alves e Cachoeira, integrando o projeto Direitos Humanos em Festas Populares da Bahia, voltado ao acolhimento, orientação e proteção de pessoas em situação de maior vulnerabilidade durante grandes eventos.

As ações foram desenvolvidas em parceria com órgãos estaduais, secretarias municipais e instituições do sistema de Justiça, fortalecendo a atuação integrada da rede de atendimento.

Ligue 180 permanece como principal canal de denúncia

A Secretaria das Mulheres reforça que mulheres em situação de violência ou pessoas que presenciarem ocorrências podem utilizar o Ligue 180, serviço nacional gratuito de orientação, acolhimento e recebimento de denúncias disponível 24 horas por dia.

O canal integra a rede nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres e oferece encaminhamento para os serviços especializados conforme cada situação.

Durante os festejos populares, a orientação é que casos de violência, assédio ou importunação sexual sejam comunicados imediatamente às autoridades e aos canais oficiais de atendimento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading