Expofeira 2026 terá decisão do Baiano de Team Penning e estrutura de saúde para público em Feira de Santana

A 47ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2026) terá, entre os destaques da programação, a etapa decisiva do Campeonato Baiano de Team Penning e uma estrutura específica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atendimento ao público. O evento será realizado de 6 a 13 de setembro de 2026, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

A sétima etapa do Campeonato Baiano de Team Penning ocorrerá entre 10 e 13 de setembro, dentro da programação da Expofeira. A competição reunirá conjuntos formados por cavaleiros de diferentes municípios da Bahia e de estados vizinhos e será determinante para a definição dos campeões da temporada.

No domingo (13/09/2026), participarão da disputa os campeões das sete etapas realizadas ao longo do ano. A prova definirá os grandes campeões da temporada nas categorias Mirim, Feminino, Integração e Aberta.

Team Penning define campeões durante a Expofeira

As provas serão realizadas na arena do Parque de Exposição João Martins da Silva. O Team Penning é uma modalidade equestre que envolve a apartação de animais e exige atuação coordenada entre os integrantes de cada equipe.

Cada conjunto é formado por três cavaleiros, que precisam trabalhar de maneira integrada durante a prova. A modalidade também estabelece a necessidade de manejo adequado dos animais envolvidos na competição.

O Campeonato Baiano de Team Penning é organizado pela Associação Baiana de Esportes Equestres. A etapa realizada em Feira de Santana conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Agricultura.

Programação ocorre de 6 a 13 de setembro

A Expofeira 2026 será realizada de domingo (06/09/2026) a domingo (13/09/2026), no Parque de Exposição João Martins da Silva. A programação reúne atividades relacionadas ao setor agropecuário e também eventos esportivos, serviços públicos e ações de atendimento à população.

Dentro desse calendário, a competição de Team Penning concentra suas disputas entre 10 e 13 de setembro, com a última etapa definindo os campeões da temporada.

A realização do campeonato durante a exposição amplia a programação esportiva do evento e reúne competidores de diferentes localidades em uma modalidade baseada na atuação conjunta entre cavaleiros e no manejo dos animais.

Saúde prepara atendimento durante a Expofeira

Paralelamente à programação esportiva e agropecuária, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana definiu uma estrutura de atendimento para o período da exposição. A iniciativa prevê serviços de assistência e ações de prevenção para moradores e visitantes.

Entre os serviços estará um posto de atendimento médico para casos de urgência e emergência, com equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Nos dias 6, 7, 12 e 13 de setembro, o posto funcionará das 9h à meia-noite. Nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, o atendimento será realizado das 10h às 22h.

Vacinação e testes rápidos serão oferecidos

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará vacinação, com atendimento de imunização previsto das 9h às 16h, além de testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis.

As ações de saúde não ficarão restritas ao atendimento médico. Equipes da Vigilância Sanitária, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Vigilância Epidemiológica estarão presentes durante o evento.

Os profissionais atuarão em atividades de orientação, prevenção e fiscalização, de acordo com as atribuições de cada setor.

Estrutura de saúde terá horários diferenciados

Segundo Verena Leal, diretora da Rede Própria à Saúde, a presença da Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a oferta de serviços durante um evento que reúne moradores e visitantes no Parque de Exposição João Martins da Silva.

A estrutura definida para a Expofeira contempla tanto atendimento a situações de urgência e emergência quanto medidas preventivas, como imunização, testagem e ações das equipes de vigilância.

Com a programação esportiva, agropecuária e de serviços públicos distribuída ao longo de oito dias, a Expofeira 2026 terá a sétima etapa do Campeonato Baiano de Team Penning como uma das competições que integram o calendário do evento, enquanto a estrutura da Saúde ficará disponível durante toda a exposição.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo