A transferência do consultório odontológico da Policlínica da Rua Nova para a Unidade de Saúde da Família (USF) da Barroquinha foi defendida pelo vereador José Carneiro (União) durante sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana, na quarta-feira (02/09/2026). Segundo o parlamentar, a mudança integra uma reorganização da rede municipal e deve ampliar a disponibilidade de atendimento em saúde bucal.
José Carneiro, que é líder da base governista na Câmara, afirmou que a transferência não representa a interrupção do atendimento odontológico à população da região. Conforme explicou, o serviço será concentrado na USF da Barroquinha, enquanto a estrutura anteriormente utilizada na Policlínica da Rua Nova deverá receber ampliação na oferta de consultas e especialidades.
Para o vereador, a reorganização permite que as unidades sejam utilizadas de acordo com suas respectivas finalidades. Ele sustentou que, com a mudança, o atendimento odontológico será mantido e ampliado, juntamente com a oferta de consultas especializadas na unidade da Rua Nova.
Reclamações sobre atendimento odontológico
Durante a mesma sessão, o vereador Professor Ivamberg (PT) apresentou relatos de usuários sobre dificuldades no atendimento odontológico em unidades municipais de saúde. Segundo ele, entre as possíveis causas estariam a falta de materiais e a interrupção do serviço em duas unidades especializadas.
Ivamberg afirmou que recebeu reclamações relacionadas à finalização do atendimento odontológico nas policlínicas dos bairros Parque Ipê e Rua Nova. O parlamentar também relatou informações sobre problemas envolvendo cadeiras odontológicas em unidades localizadas em áreas periféricas do município.
Segundo o vereador, apenas 30% das pessoas que necessitam de atendimento odontológico em Feira de Santana conseguiriam ser contempladas. O dado foi apresentado por ele durante o pronunciamento na Câmara, sem indicação, no texto, da fonte estatística utilizada para chegar ao percentual.
Unidades são citadas por problemas estruturais
Professor Ivamberg listou unidades que, segundo seus relatos, enfrentariam dificuldades relacionadas ao funcionamento dos equipamentos odontológicos. Entre elas estão as USFs Aviário I e II, Liberdade I e II, Panorama I e II e Panorama III.
No caso do Panorama III, o vereador afirmou que o atendimento estaria restrito à realização de limpeza. Já nas demais unidades mencionadas, a dificuldade relatada estaria relacionada a cadeiras odontológicas quebradas, o que comprometeria a realização dos procedimentos.
O parlamentar também citou a falta de materiais odontológicos nos bairros Irmã Dulce e Oyama Figueiredo e na Policlínica do Feira X. Segundo ele, a impossibilidade de realizar extrações na unidade estaria contribuindo para a sobrecarga do serviço de saúde do Tomba.
Vereador cobra atuação da Secretaria de Saúde
Durante o pronunciamento, Professor Ivamberg cobrou a atuação do secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Matos, para solucionar os problemas relatados no atendimento odontológico da rede pública.
O vereador destacou a relação entre saúde bucal e condições gerais de saúde, argumentando que problemas odontológicos podem estar associados a outras complicações. Ao abordar o tema, mencionou casos de infecções que podem atingir o coração.
A manifestação ocorreu no contexto das reclamações apresentadas sobre a disponibilidade de equipamentos, materiais e procedimentos odontológicos nas unidades municipais. As informações foram apresentadas pelo parlamentar durante a sessão da Câmara.
Emendas parlamentares para compra de materiais
Professor Ivamberg também informou que seu mandato tem destinado recursos de emendas parlamentares para a aquisição de materiais odontológicos. O vereador, que é dentista, afirmou que a destinação dos recursos busca contribuir para a manutenção do atendimento.
Segundo ele, a disponibilidade de materiais é uma condição necessária para que os profissionais possam realizar os procedimentos previstos na rede municipal. O parlamentar relacionou ainda o atendimento odontológico à alimentação e à prevenção de outros problemas de saúde.
A discussão na Câmara, portanto, envolve duas questões distintas: de um lado, a transferência do consultório da Rua Nova para a Barroquinha, apresentada por José Carneiro como uma medida de reorganização e ampliação; de outro, os relatos de falta de equipamentos e materiais apresentados por Professor Ivamberg.
Vereador prevê solução para os problemas
O vereador Edvaldo Lima (União) também se manifestou sobre as dificuldades relatadas no atendimento odontológico. Ele afirmou acreditar que o secretário Municipal de Saúde deverá adotar providências para solucionar os problemas.
A expectativa apresentada pelo parlamentar é de que as dificuldades relacionadas à estrutura e ao fornecimento de materiais sejam regularizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Até o momento, conforme as informações fornecidas no texto, os problemas relatados por Professor Ivamberg e a previsão de ampliação do atendimento após a transferência do consultório foram apresentados durante os debates na Câmara Municipal.
Reorganização da rede divide foco do debate
A mudança do consultório odontológico da Policlínica da Rua Nova para a USF da Barroquinha foi apresentada por José Carneiro como parte de uma reorganização dos serviços municipais. Na avaliação do vereador, a medida permitirá manter o atendimento odontológico e ampliar a oferta de consultas e especialidades.
Paralelamente, os relatos de Professor Ivamberg colocaram em discussão as condições de funcionamento de outros serviços odontológicos da rede, especialmente quanto à disponibilidade de cadeiras e materiais.
O debate na Câmara de Feira de Santana reúne, assim, a proposta de reorganização do atendimento na Rua Nova e Barroquinha e as cobranças por regularização da estrutura odontológica em outras unidades municipais. As próximas medidas da Secretaria Municipal de Saúde deverão indicar como os serviços serão reorganizados e quais providências serão adotadas diante dos problemas relatados.








Deixe um comentário