Carlos Augusto, Joaci Góes e Durval Lelis estão entre as personalidades civis homenageadas pela FAB nos 80 anos da Base Aérea de Salvador; Coronel aviador Marcello Borges presidiu sessão solene

Solenidade comemorativa pelos 80 anos de fundação da Base Aérea de Salvador. O jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, é uma das personalidades homenageadas com a outorga do título de ‘Membro Honorário da Força Aérea Brasileira’.
Solenidade comemorativa pelos 80 anos de fundação da Base Aérea de Salvador. O jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, é uma das personalidades homenageadas com a outorga do título de ‘Membro Honorário da Força Aérea Brasileira’.

Na sexta-feira (04/10/2022), o coronel aviador Marcello Borges da Costa, comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), presidiu cerimônia em comemoração dos 80 anos de fundação da unidade militar. Durante o evento, personalidades civis, militares e membros dos Poderes da República foram homenageados.

A solenidade militar contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Comissão de Segurança do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), representando o desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA; general de divisão Marcelo Arantes Guedon, comandante da Região Marechal Cantuária (6ª Região Militar, que abrange os estados da Bahia e Sergipe); dentre outros.

Durante a solenidade, o coronel aviador Marcello Borges discursou sobre o significado histórico da data ao afirmar que:

— “Comemorando 80 anos de criação desta lendária Base Aérea, sediada na primeira Capital do País, verificamos que estamos na proa correta, ratificando dia a dia a importância de nossa missão!

— “Com a nova subordinação ao Comando de Preparo, voltamos para um olhar mais operacional e a Base Aérea de Salvador, representando a Força Aérea na Bahia, não tem se omitido em cumprir sua missão que vai além de seus portões, como o atendimento a mais de 100 crianças da Cidade Lauro de Freitas, através do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa, compondo o Comando Conjunto Bahia e apoiando diversas aeronaves que transportaram respiradores, missões de Transporte de órgãos vitais dentre outras, nas asas que protegem o nosso povo! sempre em um esforço integrado com os mais variados segmentos da Sociedade Baiana, a qual aproveito para externar meus agradecimentos pela excelente interação com órgãos civis e militares e em especial à Sociedade dos Amigos da Força Aérea Brasileira (SOAFAB BAHIA).

— “Tudo isso, alinhado com os princípios da Força Aérea para se tornar cada vez mais moderna, eficiente e comprometida com a Nação Brasileira”.

Na sequência, o comandante militar outorgou homenagens aos civis e militares que colaboraram para o cumprimento da missão da BASV.

Membro Honorário da Força Aérea Brasileira

O chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Ary Soares Mesquita, por meio das portarias Gabaer número 1293 e 1294/scgc, de 18 de outubro de 2022, outorgou o título de ‘Membro Honorário da Força Aérea Brasileira’ à 10 personalidades. A comenda foi instituída por meio da Portaria n° 450/gc3, de 20 de março de 2019, com a finalidade de distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, não pertencentes aos quadros do Comando da Aeronáutica, que tenham prestado relevantes serviços à aeronáutica brasileira.

Para marcar os 80 anos da BASV, foram homenageados:

  • — Abelardo Paulo da Matta Neto, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;
  • — Carlos Augusto Oliveira da Silva, jornalista, cientista social e diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB);
  • — Coronel PM Josemar Pereira Pinto, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar
  • — Durval Lelis Tavares, cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista brasileiro.
  • — Isaac Chaves Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur);
  • — Joaci Fonseca de Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia;
  • — Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;
  • — Luiz Gonzaga do Amaral Andrade, Conselheiro de Acionista da Empresa Petrobahia;
  • — Milton Sérgio Trindade de Souza, diretor da Secretaria da Auditoria Militar da Sexta Circunscrição Judiciária Militar;
  • — Primeiro tenente Danilo José Maciel Barros, vice-Presidente ´da Associação dos Oficiais da Reserva do Estado da Bahia; e

Ex-comandantes da BASV são homenageados

Ex-comandantes da Base Aérea de Salvador foram homenageados pela efetiva, valorosa e dedicada contribuição à unidade militar.

“Os senhores são os responsáveis por alicerçar, no passado de glórias, a sólida cultura organizacional que marca o octogésimo aniversário e conduz a nossa Base Aérea a um futuro extremamente promissor, objetivo pelo qual o nosso efetivo labuta incessantemente.”, discursou o coronel aviador Marcel Borges. Na sequência, ele outorgou a distinção ao:

  • — Tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, que comandou a BASV de janeiro de 1998 a janeiro de 2000;
  • — Tenente-brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, que comandou a BASV de janeiro de 2008 a janeiro de 2010;
  • — Tenente-brigadeiro do ar Astor Nina de Carvalho Netto, que comandou a BASV de janeiro de 1988 a março de 1990;
  • — Major-brigadeiro do ar ary soares mesquita, que comandou a BASV de janeiro de 2010 a janeiro de 2012;
  • — Major-brigadeiro do ar Carlos Sérgio de Santana Cesar, que comandou a BASV de julho de 1984 a julho de 1986;
  • — Brigadeiro do ar adolfo aleixo da silva junior, que comandou a BASV de junho de 2013 a janeiro de 2015;
  • — Brigadeiro do ar Marcello Lobão Schiavo, que comandou a BASV de janeiro de 2015 a dezembro de 2016;
  • — Brigadeiro do ar José Henrique Kaipper, que comandou a BASV de dezembro de 2016 a dezembro de 2018;
  • — Brigadeiro do ar Osmar Antonio Gaddo, que comandou a BASV de janeiro de 2000 a fevereiro de 2002;
  • — Brigadeiro do ar José Maria dos Santos, que comandou a BASV de fevereiro de 1994 a janeiro de 1996;
  • — Brigadeiro do ar Mauricio Carvalho Sampaio, que comandou a BASV de janeiro de 2012 a junho de 2013;
  • — Coronel aviador Ivan Lucas Karpischin, que comandou a BASV de dezembro de 2018 a fevereiro de 2021.
  • — Coronel aviador Quintino Coelho da Costa, que comandou a BASV de julho de 1986 a janeiro de 1988;
  • — Coronel aviador Wagner Eustáquio de Araujo, que comandou a BASV de janeiro de 1996 a janeiro de 1998;
  • — Coronel aviador Narcelio Ramos Ribeiro, que comandou a BASV de janeiro de 2004 a fevereiro de 2006; e
  • — Coronel aviador Marelígio de Santis Roque, que comandou a BASV de fevereiro de 2006 a janeiro de 2008.

Medalha Militar

Outra homenagem concedida foi a ‘Medalha Militar’. A honraria foi entregue nas categorias ouro, prata e bronze.

Medalha de Ouro, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 30 anos por:

  • — Suboficial Alexandre José da Silva Santos; e
  • — Terceiro sargento Antônio Carlos Lima.

Medalha de Prata, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 20 anos por:

  • — Primeiro tenente Thiago Ferreira Vieira;
  • — Suboficial José Augusto De Souza Cerqueira;
  • — Suboficial Marlon Carlos Ribeiro Da Silva;
  • — Terceiro sargento Arne Valadares Coelho; e
  • — Terceiro sargento Tárcio Luiz Albergaria Silva.

Medalha de Bronze, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 10 anos por:

  • — Segundo sargento Walkyria Messias Gomes; e
  • — Segundo sargento Eloísa Paula de Lemos Silva.

Homenagens ao graduado, praça e servidor civil

Foram homologados prêmio de graduado, praça e servidor civil padrão com a finalidade de incentivar e reconhecer a dedicação profissional e os bons serviços prestados à Base Aérea de Salvador, sendo premiados aqueles que se destacam pelas suas qualidades e méritos, ao exercer o trabalho com qualidade, produtividade, conhecimento profissional, responsabilidade, disciplina, apresentação pessoal, liderança e iniciativa.

  • — O título de Graduado-Padrão foi outorgado à primeiro sargento de serviço de radiologia Diogenes Mascarenhas Silva.
  • — O título de Praça Padrão foi outorgado ao cabo de serviço de administração Iuri Santana Lopes.
  • — O título de Servidor Civil Padrão foi outorgado à Inácio Balbino Bezerra de Deus.

Síntese histórica

A Base Aérea de Salvador foi criada pelo governo do presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei n.º 4.916, no ano de 1942, com a missão de apoiar as ações de guerra antissubmarino na costa brasileira, além das missões de patrulhamento e proteção de comboios com sete aviões Hudson-A-28, juntamente com os meios aéreos dos esquadrões de voo dos Estados Unidos da América.

Em função de relevante tarefa em missões militares, a Base Aérea de Salvador ficou conhecida como o ‘Berço da Aviação de Patrulha’, por manter a única unidade de patrulha em toda a costa durante a segunda guerra mundial.

Atualmente, a BASV encontra-se subordinada ao Segundo Comando Aéreo Regional da FAB, e tem por missão: apoiar os meios de força aérea que nela operem desdobrados ou em trânsito. A data comemorativa de fundação é o 5 de novembro.

Participação na solenidade

Ex-chefe do departamento geral do pessoal; general da reserva da Força Aérea Portuguesa Antônio José Frias Vasques Osório; capitão de mar e guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzalez, capitão dos Portos da Bahia; capitão de mar e guerra Paulo Cezar Soares Pinheiro, presidente da Sociedade Amigos da FAB; coronel Marconi Gomes Estefanel chefe de escritório da POUPEX Salvador; Miriam de Almeida Souza, Cônsul Honorária da Grécia; Henrique Gonçalves Trindade, presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha; comendador Nelson José de Carvalho, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia); e Carlos Augusto Sampaio (Guto Sampaio), advogado e ex-presidente da Sociedade dos Amigos da Força Aérea Brasileira (SOAFAB).

Leia +

Solenidade dirigida pelo coronel aviador Marcello Borges marca 80 anos de fundação da Base Aérea de Salvador 

Jornalista Carlos Augusto é homenageado pela FAB durante solenidade comemorativa pelos 80 anos de fundação da Base Aérea de Salvador; Evento é presidido pelo coronel aviador Marcello Borges, comandante da BASV

O significado histórico dos 80 anos da Base Aérea de Salvador | Por Marcello Borges da Costa, coronel aviador


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.