Dani Olmo marca o 100º gol da Espanha em Copas do Mundo

A Roja deixou claro a que veio contra a Costa Rica e se tornou líder do Grupo E, empatada em pontos com o Japão, que venceu a Alemanha horas antes. A seleção espanhola mostrou sua característica fúria desde o início, evitando possíveis surpresas no decorrer do encontro.

Dani Olmo marcou o primeiro gol aos 11 minutos, Marco Asensio aumentou a vantagem aos 21 e, da marca do pênalti, Ferrán Torres ampliou aos 30 do primeiro tempo. O próprio Torres fez 4 a 0 na segunda etapa, antes de deixar o campo substituído por Álvaro Morata. O jovem Gavi, Carlos Soler e Morata se uniram à festa espanhola fazendo o quinto, o sexto e o sétimo, respectivamente.

Assim, a Espanha chegou apenas a sua terceira vitória em suas 14 últimas estreias na Copa do Mundo. A Roja, na verdade, não costuma começar bem no torneio, já que, desde 1950, só conseguiu ganhar da Eslovênia (3 a 1) no Japão e na Coreia do Sul em 2002 e da Ucrânia (4 a 0) na Alemanha em 2006. Quatro empates e sete derrotas é o saldo da seleção espanhola nos encontros restantes.

Dani Olmo faz o 100º

Dos sete gols da seleção comandada por Luis Enrique em sua estreia, o primeiro se destaca. Não só por sua beleza, mas porque se tratava do 100º gol da Espanha em Mundiais. Dani Olmo teve a honra de anotá-lo e entrar para os livros de História.

Até hoje, o jogador, nascido na cidade de Terrassa, havia marcado apenas quatro gols pela Roja. O primeiro deles foi há três anos, justamente em sua estreia no selecionado nacional. Aquela data, 15 de novembro de 2019, o meia-atacante nunca esquecerá. O gol contra Malta foi um dos sete gols da Espanha em uma partida válida pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

O segundo gol de Olmo com a camisa da seleção campeã mundial na África do Sul-2010 foi na vitória sobre a Geórgia em 28 de março de 2021. Dias mais tarde, voltou a balançar a rede contra o Kosovo e, quase um ano depois, em 26 de março de 2022, marcou seu quarto em um amistoso contra a Albânia. Coincidentemente ou não, a Espanha sempre ganha se o autor do centésimo gol da equipe em Copas faz o seu.

A distribuição dos gols

Depois de marcar sete vezes contra a Costa Rica, a Espanha chegou aos 106 gols em Mundiais. Contra os Ticos, seis jogadores diferentes registraram seus primeiros gols no torneio.

Historicamente, David Villa é o jogador espanhol que mais vezes marcou na Copa do Mundo, anotando em três edições diferentes – três vezes na Alemanha-2006, cinco na África do Sul-2010 e um no Brasil-2014. Um total de nove gols em 12 partidas no torneio.

Video is currently unavailable

Depois de Villa, vêm quatro jogadores empatados com cinco gols. Emilio Butragueño fez todos no México-1986, Fernando Morientes marcou dois na França-1998 e três no Japão e na Coreia em 2002, enquanto Raúl e Fernando Hierro repartiram seus gols nos três e nos quatro Mundiais que disputaram, respectivamente.

Estanislao Basora, Míchel, Fernando Torres e Zarra somam quatro gols cada, enquanto José Luis Caminero, Diego Costa e Julio Salinas acumulam três. O atual técnico da Roja, Luis Enrique, é um dos jogadores que marcaram duas vezes pela equipe em Mundiais, assim como Andrés Iniesta, autor do gol que deu o único título da Copa à Espanha até hoje.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading