Reportagem de Joe Bray, publicada neste domingo (04/12/2022) no site Manchester Evening News do Reino Unido, revela quando o City Football Group (CFG), empresa dirigida pelo espanhol Ferran Soriano, pretende concluir a compra do Esporte Clube Bahia (ECB), 13º time a ser controlado pela empresa sediada na Inglaterra.
A matéria revela, também, quais as linhas gerais a serem adotadas pela futura direção internacional do Bahia e o valor estimado da compra.
Confira reportagem: ‘O CEO Ferran Soriano emite declaração sobre votação do EC Bahia que aprovou aquisição do time pelo City Football Group’
Com a aprovação da venda pela associados membros do EC Bahia, o Manchester City está prestes a ganhar um novo clube coirmão na empresa City Football Group.
A empresa controladora do City, a CFG, possui 12 clubes no portfólio ao redor do mundo nos cinco continentes, sendo o Montevideo City Torque e o clube parceiro Bolívar seus únicos interesses sul-americanos até agora. Agora, eles marcam presença no Brasil, com o Bahia, de Salvador, tornando-se o 13º clube do grupo, depois de garantir a promoção à Série A do Brasil no mês de novembro de 2022.
A aquisição da CFG foi aprovada no sábado com 98,6% de confirmação pelos associados do ECB. O trabalho segue para formalização da aquisição pelo CFG, que vai passar a deter participação de 90% do clube. Relatórios anteriores sugeriam que a aquisição poderia valer £ 175 milhões, cerca de R$ 1,122 bilhão.
Reagindo à notícia, o CEO do City e CFG, Ferran Soriano, disse que a aquisição deve ser concluída no início de 2023.
“Hoje é um marco incrivelmente emocionante para o Bahia e para o City Football Group”, disse ele. “Estamos honrados que os acionistas do Bahia tenham depositado sua confiança em nós e votado a favor do investimento do City Football Group. Agora continuamos trabalhando no processo de transação, que esperamos finalizar no início de 2023″.
“Ao concluir o processo, vamos implementar uma estratégia de longo prazo para o Bahia impulsionar o crescimento do clube. Vamos priorizar o fortalecimento de times e categorias de base para competir em alto nível, engajando os torcedores e melhorando sua experiência, alcançando uma sólida sustentabilidade financeira de longo prazo e sempre mantendo em foco os fortes valores, raízes e identidade do EC Bahia.”
Em uma mensagem de vídeo, ele disse:
“Aos membros do Bahia, quero agradecer. Em nome de todos nós do City Football Group, obrigado pela confiança, obrigado por confiar em nós para cuidar do seu clube. É uma grande honra, mas também sabemos que é uma grande responsabilidade, que encaramos com ambição, mas também com a seriedade que merece. Hoje é um dia histórico”.
“A partir de hoje, estamos juntos para fazer do Bahia um clube ainda maior e melhor. Temos um novo e maravilhoso caminho pela frente. Vamos precisar da sua ajuda e apoio. Tenho certeza que sim. Obrigado. Vamos Bahia”, concluiu.
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, completou:
“Hoje nossos sócios tomaram uma decisão histórica e democrática, nos aproximando de fazer parte do maior e mais pioneiro grupo de futebol do mundo e um novo futuro para nosso querido e ousado clube, através do Bahia SAF.”
“É muito emocionante que nosso amado clube esteja prestes a ingressar no City Football Group. Continuaremos trabalhando duro nos próximos meses para finalizar o investimento. Para mim pessoalmente é um momento incrível da minha vida, ainda mais pelo retorno imediato à Série A. Obrigado a todos pela confiança e vamos seguir em frente. A Bahia é o mundo, como dizem os nossos torcedores!”
Em comunicado do ECB diz:
“Com uma votação recorde na história do clube e uma taxa de aprovação esmagadora de 98,6%, mais de 13.000 membros do Esporte Clube Bahia (EC Bahia ou Associação) decidiram a favor da criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (Bahia SAF) a ser criado pelo EC Bahia, bem como o futuro investimento do City Football Group (CFG), que o tornará o acionista majoritário da Bahia SAF.
“Ambas as partes continuarão trabalhando no processo de transação, cujo fechamento bem-sucedido fará com que a CFG detenha 90% da Bahia SAF e os 10% restantes sejam propriedade da Associação.”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




