Um órgão internacional independente para orientar sobre padrões de segurança na indústria da mineração. Esta é a proposta apresentada na criação do Novo Instituto Global Independente para a Gestão de Rejeitos, anunciado esta semana.
A criação da nova entidade ocorreu às vésperas do quarto aniversário do desastre da barragem de Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, no qual morreram 270 pessoas. A barragem que rompeu em 25 de janeiro de 2019 era administrada pela empresa Vale S/A.
Bolsa de Valores de Londres
O novo Instituto Global conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e da Diretoria de Pensões da Igreja da Inglaterra.
A entidade tem caráter independente e pretende promover a segurança dos sítios da indústria da mineração.
O lançamento oficial ocorreu num encontro de cúpula de investidores do setor na Bolsa de Valores de Londres. A reunião foi organizada pelo Conselho de Pensões da Igreja da Inglaterra em parceria com o Pnuma.
A iniciativa é resultado de um Painel Consultivo Internacional com vários interessados e de discussões com os atores do setor de mineração.
A proposta é fazer do Instituto Global uma parte central para a auditoria independente exigida às empresas a fim de garantir que elas estejam em conformidade com o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos, Gistm na sigla em inglês.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




