O Japão se mantém comprometido em finalizar um tratado de paz com a Rússia e espera uma rápida retomada das trocas humanitárias, declarou o Ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, em uma coletiva de imprensa. Hayashi afirmou que o posicionamento diplomático do Japão de concluir um tratado de paz com a Rússia após a resolução dos territórios do norte não mudou. Além disso, ele destacou a importância da retomada do projeto para visitar os túmulos dos antigos residentes japoneses nas Curilas do Sul.
Hayashi também criticou as ações da Rússia na Ucrânia e prometeu continuar a aplicação de sanções. Porém, ele acrescentou que o Japão e a Rússia devem prosseguir em suas ações em questões como a pesca, segurança da navegação e atividades econômicas com base em seus interesses nacionais.
O Primeiro-ministro Fumio Kishida também se pronunciou sobre o assunto. Ele declarou que é “extremamente lamentável” que 77 anos após o fim da guerra, a questão dos territórios do norte ainda não tenha sido resolvida e que o Japão e a Rússia ainda não tenham assinado um acordo de paz. Kishida destacou que o governo japonês está comprometido em resolver a questão territorial e finalizar um tratado de paz.
No entanto, as relações entre Tóquio e Moscou estão passando por tempos difíceis devido ao conflito na Ucrânia, segundo o primeiro-ministro.
Em 7 de fevereiro, o Japão celebra o Dia dos Territórios do Norte, data em que, em 1855, o Tratado de Shimoda foi assinado e as ilhas Kunashir, Shikotan, Iturup e Habomai foram cedidas ao Japão. Embora as ilhas tenham se tornado parte da URSS após a Segunda Guerra Mundial, o Japão reivindica sua soberania e vincula a assinatura de um tratado de paz à resolução da disputa. A posição da Rússia é de que as Curilas do Sul são parte da URSS e a soberania russa sobre elas não está em questão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




