Método inovador de produção de peixes amplia renda para comunidade de Serra do Ramalho

Com um novo método de produção, pescadores e pescadoras da comunidade ribeirinha de Capão Preto, do município de Serra do Ramalho, esperam produzir, pela primeira vez, 40 toneladas de peixe em 2023. Na comunidade foi implantado o Sistema de Recirculação Aquícola, pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.

Entre os principais benefícios do Sistema de Recirculação estão a redução no consumo de água, pois a água é reutilizada a partir da sua filtragem dentro do sistema; a melhoria na qualidade da água de produção, por meio do controle de qualidade diário; e a alta produtividade por metro cúbico de água.

Além disso, o sistema permite a produção do pescado durante todo o ano, pois não há sazonalidade na produção e também impede a contaminação do ambiente pela geração de resíduos e a água do tanque de decantação pode ser utilizada em irrigação de fruteiras ou aquaponia para o cultivo de hortaliças.

Maria Lúcia é uma das beneficiárias. Para ela, a instalação dos tanques pelo sistema trouxe um novo olhar para a produção de peixes e para o fornecimento ao mercado. “Com os equipamentos teremos condições socioambientais. Nossa pesca era aleatória, apenas para o consumo das famílias, de forma artesanal, utilizando redes, tarrafa e anzol, sem qualquer controle da espécie e do peso do peixe. Agora teremos condições de padronizar e criar as espécies mais adequadas ao mercado e ganhar uma renda com nossa criação”.

Na comunidade foram instalados seis tanques de 50 mil litros, um tanque de decantação de 180 mil litros e entregues materiais, insumos e equipamentos diversos como fabricador de gelo, gerador a diesel, bombas de sucção da água, freezers, sopradores radiais, tarrafas, balanças digitais, kits de controle da qualidade da água, entre outros. As famílias também contam com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A CAR, por meio do Bahia Produtiva, já investiu R$ 27,4 milhões em ações voltadas para a piscicultura, beneficiando diretamente 1.576 famílias de todo o estado, estimulando os produtores da agricultura familiar e visando incluí-los no mercado consumidor, atuando no fomento à produção, comercialização e na melhoria da infraestrutura no campo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading