O estado da Bahia, localizado na região Nordeste do país, lidera o ranking de mortes violentas no Brasil pelo quarto ano consecutivo, de acordo com o Monitor da Violência, um levantamento feito pelo portal de notícias G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Em 2022, foram registradas 5.856 mortes violentas na Bahia, o que representa uma taxa de 40,2 por 100 mil habitantes. Em segundo lugar no ranking está o estado do Ceará, com uma taxa de 35,9 por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 34,1.
Segundo os especialistas, a violência na Bahia é resultado de vários fatores, como o tráfico de drogas, a disputa entre facções criminosas, a falta de investimentos em políticas públicas de segurança e a desigualdade social.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia afirmou que tem adotado medidas para combater a violência, como a ampliação do número de policiais nas ruas, a modernização do sistema de inteligência e a realização de operações integradas com outras forças de segurança. Além disso, a secretaria destacou que vem investindo em programas sociais para reduzir a desigualdade e promover a inclusão social.
Apesar das medidas adotadas, a Bahia ainda enfrenta grandes desafios na área de segurança pública e a redução da violência no estado continua sendo uma prioridade para as autoridades e para a população.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




