Governo Lula dialoga com investidores internacionais para modernizar a infraestrutura brasileira

Ministro dos Transportes participou de encontro empresarial com representantes de 57 empresas espanholas em São Paulo.
Ministro dos Transportes participou de encontro empresarial com representantes de 57 empresas espanholas em São Paulo.

A combinação de concessões e parcerias público-privadas, junto à recomposição do orçamento público, vai injetar mais recursos e modernizar a infraestrutura de transporte nos modos ferroviário e rodoviário. Por isso, o Governo Lula trabalha em duas frentes: a aprovação de um novo arcabouço fiscal, que possibilitará investimentos sustentáveis, e a abertura de canais de diálogo com investidores internacionais.

Em São Paulo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o cardápio de projetos do Governo Federal para o setor no Encontro Empresarial Espanha-Brasil. Organizado pela Embaixada da Espanha no país, o evento reúne mais de 250 participantes nacionais e 57 empresas espanholas de diversos segmentos.

Com a Emenda Constitucional 126/2022, a EC do Bolsa Família, o Ministério dos Transportes tem R$ 18,8 bilhões para investir em ferrovias e rodovias em 2023, sem contar os R$ 1,7 bilhão em restos a pagar da gestão anterior. Mesmo com o incremento orçamentário, existe a necessidade de buscar investidores privados para suprir as deficiências na infraestrutura do Brasil.

“O governo do presidente Lula, do qual me orgulho de fazer parte, tem dialogado com líderes, representantes e executivos de governos e instituições de diversos países, a fim de atrair novas parcerias e investimentos para o Brasil. Com sua liderança e prestígio mundial, o presidente está conduzindo o Brasil, novamente, para uma economia de mercado com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental”, disse o ministro.

Modernização

A participação do ministro dá continuidade a uma série de agendas bilaterais que visam a atração de investimentos, a promoção do Brasil como liderança regional na América Latina e a integração entre Mercosul e União Europeia. Entre os projetos de rodovias que devem ser concedidos em 2023 estão a BR-381/MG e as Rodovias Integradas do Paraná.

“Por meio de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), planejamos modernizar a logística brasileira de forma continuada, até 2035. Trabalhamos para ampliar a participação do modo ferroviário na matriz de transportes, obtendo ganhos de produtividade e de competitividade”, disse.


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