Em uma decisão histórica para economia brasileira, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (06/07/2023) o texto-base da primeira grande modificação no sistema de impostos do país em 58 anos. A reforma, que está há 30 anos para acontecer, teve na Câmara 74 votos a mais do que o necessário no primeiro turno e 67 a mais no segundo.
Mas esse é só o começo, uma vez que para mudar a estrutura tributária é preciso muito mais. Há leis complementares, a votação no Senado para confirmar o que foi aprovado na Câmara, há também a própria implementação e as outras etapas nas mudanças dos impostos, analisa o jornal O Globo.
Entretanto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (7) que o texto não terá maiores problemas para passar no Senado.
“Foi feita muita negociação. As pessoas estão genuinamente abertas ao diálogo. Já recebi telefonema de senadores elogiando o texto”, afirmou Haddad.
Questionado sobre possíveis alterações no Senado, ele respondeu:
“Vamos avaliar. Eles estão se sentindo muito contemplados pelo texto aprovado [na Câmara]. Eu acredito que não vamos ter grandes dificuldades no Senado”, declarou o ministro ao jornal.
Segundo a mídia, a aprovação foi uma vitória expressiva, e nesta sexta-feira (7) tem muita gente na lista dos vitoriosos: o presidente da Câmara, Arthur Lira, o próprio Haddad, o economista Bernard Appy (que formulou as ideias centrais e luta por elas, sendo hoje secretário especial de reforma tributária), o deputado Baleia Rossi, que apresentou a emenda em 2019.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




