Alimentação saudável é a principal aliada na prevenção da diabetes, informa SMS de Feira de Santana

A Diabetes é uma doença que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário e hábitos alimentares não saudáveis. Em Feira de Santana, mais de 30.800 diabéticos buscam medicação, insulina e recebem orientações nas unidades de saúde.

A alimentação saudável é um dos pilares para garantir melhor qualidade de vida destes pacientes. De acordo com Morgana Mascarenhas, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o plano alimentar deve ser de maneira moderada e composto de alimentos naturais.

“O diabético pode consumir verduras, legumes, alimentos integrais e gorduras insaturadas, como azeite de oliva extra-virgem, que são consideradas gorduras de boa qualidade e anti-inflamatórias. Grãos, como chia e linhaça, devem ser acrescentados nas preparações para redução do índice glicêmico. Em relação às frutas, o paciente precisa evitar os sucos, pois aumentam a concentração de frutose”, explicou.

Ainda de acordo com a nutricionista, o plano alimentar da pessoa com diabetes deve ser fracionado de 05 a 06 refeições para maior controle da glicemia, além de mudança de estilo de vida, incluindo a atividade física.

“Os alimentos que mais contribuem para descompensar o paciente diabético são os carboidratos. Desta forma, é importante selecionar os mesmos, dando ênfase aos que consideramos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que possuem menor capacidade de alterar a glicemia, liberando gradativamente a glicose para a corrente sanguínea. Também é importante reforçar sobre a importância de beber bastante água e praticar exercícios físicos”, destacou.

Ao ser diagnosticado com diabetes, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima onde será avaliado pela equipe multidisciplinar. Além das consultas, ele tem acesso a insulina, glicosímetro, fitas para aferição de glicemia e medicamentos orais.

Já os pacientes que tenham complicações agravadas pela diabetes podem ser tratados pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh). No local são oferecidas consultas com endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro, atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading