Feira de Santana enfrenta um aumento preocupante nos casos graves de dengue em 2023. Dos 1.486 casos de dengue registrados até o momento, 197 apresentaram sinais de alarme, indicando uma possível piora clínica da doença. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca que a circulação do vírus Dengue sorotipo 2, genótipo cosmopolita, pode ser um dos fatores contribuintes para esse aumento.
“O que podemos observar, monitorando os casos, é que tem uma quantidade significativa de pessoas evoluindo com complicações de forma rápida. Por isso, alertamos que a população procure a unidade de saúde do bairro nos primeiros sintomas de dengue”, frisou Correia.
A preocupação das autoridades de saúde é que pessoas com sinais de alarme não busquem ajuda médica a tempo. Dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, sonolência intensa, irritabilidade, aumento do fígado, sangramento de mucosas como boca, olhos e partes íntimas, sede intensa, mãos ou pés azulados e piora da doença que já existia são considerados sinais de alarme.
Correia ressalta a importância de procurar atendimento médico imediatamente caso algum desses sintomas se manifeste.
“A pessoa que tem vômito persistente, dor intensa na barriga, desconforto respiratório, sangramentos fora do período menstrual, no nariz, na boca, uma sensação de desmaio não pode ficar em casa, de jeito nenhum. Deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, ou uma policlínica para que tenha o suporte necessário”, enfatizou.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode variar de uma infecção leve a casos graves que podem ser fatais. A melhor forma de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. Além disso, é fundamental o acompanhamento médico em caso de sintomas da doença para garantir um tratamento adequado e precoce, evitando complicações.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




