A Polícia Federal (PF) anunciou uma prisão significativa no mundo cibernético neste domingo (17/09/2023). Um hacker, que estava foragido desde 2021 e fazia parte da lista de Difusão Vermelha da Interpol, foi capturado em Campo Grande (MS) sob acusações de ter atacado o sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com sede em São Paulo.
O ataque hacker ao sistema do TRF3 aconteceu em janeiro de 2021 e foi um evento de grande relevância para as autoridades. A PF revelou que o criminoso tinha a intenção de alterar documentos eletrônicos que continham assinaturas de agentes públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais. Além de invadir o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos que estavam em tramitação no TRF3, nos quais ele próprio era réu.
A investigação começou após dois magistrados detectarem modificações suspeitas em documentos, que estavam sendo fraudulentamente assinados com suas identidades digitais. Segundo a PF, esse hacker teria adulterado documentos em pelo menos oito processos.
Apesar de não terem divulgado o nome do criminoso, as autoridades informaram que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi emitida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




