A Bahia e Cuba estão fortalecendo suas relações comerciais em um encontro que busca impulsionar a colaboração, troca de experiências e oportunidades de negócios. Representantes do Governo do Estado e de Cuba se reuniram nesta segunda-feira (18/09/2023) para discutir formas de aprofundar os laços comerciais entre as duas regiões. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atendeu a uma solicitação do governador Jerônimo Rodrigues e contou com a participação de diversas entidades governamentais e empresariais, incluindo as secretarias da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e do Desenvolvimento Regional (SDR), além da Câmara do Comércio Exterior e dos Ministérios do Comércio Exterior e Comércio Interior de Cuba.
O encontro foi presidido pelo secretário da SDE, Angelo Almeida, que destacou a importância de fortalecer as relações entre Bahia e Cuba e aprofundar os laços comerciais em setores como turismo, energias renováveis, agricultura e infraestrutura. Almeida também enfatizou que Cuba oferece oportunidades para empresas baianas em áreas como saúde, biotecnologia e educação.
O presidente da Câmara do Comércio Exterior de Cuba, Antonio Luis Carricarte Corona, elogiou a reunião e destacou o potencial da região Nordeste, em especial da Bahia, para os empresários brasileiros. Ele ressaltou que a parceria pode impulsionar projetos conjuntos que beneficiem ambos os países, incluindo a exportação de alimentos e produtos para a produção animal, além do desenvolvimento de alimentos, energia renovável e turismo.
Durante o encontro, foi decidida a criação de um grupo de trabalho composto por representantes da Bahia e de Cuba, que terá a missão de aprofundar as discussões e estabelecer oportunidades concretas de colaboração. Essa parceria não apenas promove o crescimento econômico, mas também fortalece os laços culturais e sociais entre as duas regiões, criando um ambiente propício para a colaboração mútua e o desenvolvimento.
A reunião contou com a participação de diversas entidades e empresas, como a Associação Baiana de Avicultura (ABA), a Associação dos Distribuidores e Atacadistas (ASDAB), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindleite) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Abate Animal e Afins no Estado da Bahia (Sindcarne-BA), além de empresas cubanas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



