O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez um discurso contundente na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (19/09/2023), criticando o Fundo Monetário Internacional (FMI) e pedindo o fim do bloqueio a Cuba e Venezuela. Este foi o último discurso de Fernández no cargo, já que as eleições presidenciais da Argentina estão marcadas para outubro.
Fernández expressou a forte oposição da Argentina ao uso de medidas coercitivas e práticas comerciais discriminatórias, destacando a necessidade de encerrar o bloqueio a Cuba. Ele mencionou que a Assembleia Geral tem repetidamente exigido o fim desse bloqueio e solicitou a exclusão de Cuba da lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo internacional.
Em relação à Venezuela, o presidente argentino responsabilizou as sanções dos EUA pelo agravamento das condições de vida da população e pela migração em massa. Ele destacou a necessidade de buscar soluções para o país sul-americano.
Fernández também questionou o sistema financeiro internacional, pedindo uma reforma que promova políticas mais igualitárias. Ele criticou o tratamento dado pelo FMI e outras organizações credoras a países que buscam renegociar suas dívidas, mencionando a imposição de sobretaxas como uma prática vergonhosa.
O presidente argentino encerrou seu discurso enfatizando a importância de encontrar soluções para os problemas globais e não apenas discuti-los.
As eleições presidenciais argentinas estão agendadas para outubro, e os principais candidatos são Sergio Massa, ministro da Economia do governo Fernández, e Javier Milei, considerado ultraliberal, com Milei liderando as pesquisas mais recentes.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




