Contrariando as expectativas iniciais deste ano, o boletim Focus revela um cenário de crescimento econômico para o Brasil pela quinta semana consecutiva. Os economistas ajustaram para cima as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2023. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o mercado estima um aumento de 2,92% no PIB do país para o atual ano. Essa revisão para cima foi divulgada nesta segunda-feira (25/09/2023) pelo Banco Central (BC) por meio do boletim Focus.
A surpreendente elevação das expectativas ocorreu apesar do Comitê de Política Monetária (Copom) ter anunciado, na semana passada (20), um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. A taxa, que estava em 13,25%, foi reduzida para 12,75% ao ano. No entanto, outros indicadores econômicos permaneceram estáveis.
As projeções do mercado para a taxa Selic em 2023 se mantêm inalteradas há sete semanas consecutivas, permanecendo em 11,75%. Além disso, as estimativas seguem estáveis para os anos seguintes: 9% em 2024, 8,5% em 2025 e 2026, sem apresentar mudanças.
Apesar da estabilidade nas taxas de juros, o índice inflacionário continua no mesmo patamar da semana anterior. O mercado estima um aumento de 4,86% nos preços ao longo deste ano, seguido por projeções de 3,86% para 2024 e altas de 3,5% tanto para 2025 quanto para 2026.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




