Um projeto inovador de reutilização de receptores de sinal pirata de TV está transformando produtos ilegais em ferramentas educacionais. Nesta terça-feira (26/09/2023), cinquenta desses dispositivos foram doados à Educação Municipal de Feira de Santana em uma cerimônia realizada na sede da Receita Federal. A iniciativa, que envolveu a parceria entre a Receita Federal e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), visa fornecer minicomputadores personalizados às escolas.
Esses dispositivos, originalmente identificados como TV Box, eram usados para piratear sinais de televisão e streaming. No entanto, eles foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal e, em uma ação conjunta com a UFRB, foram transformados em minicomputadores com finalidade educacional.
O delegado da Receita Federal, Gustavo Breitenbach, ressaltou a importância dessa parceria, afirmando:
“Estes aparelhos foram retirados de circulação e, graças à parceria com a UFRB, foi possível reaproveitá-los, retirando a sua característica original e dando uma nova finalidade. Agora serão utilizados nas escolas municipais com fins educacionais.”
A transformação dos dispositivos foi realizada pela professora Raissa Tavares, do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB. Ela explicou o processo de descaracterização das TV Box:
“Como esse dispositivo tem USB e HDMI, ele pode ser transformado em um mini computador, inserindo mouse, teclado e monitor. Então, o software pirata é desinstalado, instalamos um novo sistema operacional livre e também alguns pacotes de aplicativos, como edição de imagem, navegador de internet e pacote de office para trabalhar com edição de slides, planilhas e texto.”
A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, elogiou a iniciativa e destacou como os minicomputadores podem dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos, especialmente nas áreas de robótica, matemática e mediação tecnológica. Ela também informou que os equipamentos serão distribuídos entre as unidades escolares, com orientação adequada. Além disso, a secretária anunciou que até o final do ano o município deverá receber mais aparelhos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




