Equipes da Vigilância Epidemiológica realizaram uma blitz educativa no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos, em Feira de Santana, nesta quinta-feira (28/09/2023) para distribuir panfletos e oferecer orientações sobre a raiva, marcando o Dia Mundial de Conscientização sobre a doença.
A enfermeira referência técnica do agravo, Sandra Ribeiro, liderou a ação e destacou a importância de disseminar informações à comunidade, especialmente diante da confirmação de seis casos de raiva em morcegos na cidade.
“Nosso objetivo é que as pessoas saibam como agir caso sejam agredidas por animais que podem transmitir o vírus da raiva, como cães, gatos, micos ou até mesmo morcegos. A infecção pode ocorrer através do contato com a saliva, mordida ou arranhão de um animal contaminado”, explicou.
No caso de seres humanos, os sintomas podem incluir mal-estar, irritabilidade, confusão mental, inquietação e aumento da saliva. Sandra Ribeiro enfatizou a importância de buscar atendimento médico imediatamente ao perceber esses sinais.
“Em casos de agressão por animais potencialmente contaminados, a pessoa deve procurar qualquer unidade de saúde, mas recomendamos que deem preferência às Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Queimadinha ou ao Centro de Saúde Especializada (CSE), que são locais de referência para esse tipo de atendimento”, acrescentou.










Deixe um comentário