Papa Francisco nomeia 21 novos cardeais e prepara futuro da Igreja Católica

O Papa Francisco nomeou 21 novos cardeais neste sábado (30/09/2023) em uma seleção que pode ter implicações significativas para a futura liderança da Igreja Católica. Com um total de 137 cardeais atualmente, três quartos deles foram designados pelo atual Sumo Pontífice, aumentando as chances de que o próximo Papa compartilhe a visão progressista e inclusiva de Francisco para a Igreja. Entre os nomeados, cinco são sul-americanos.

Este foi o nono consistório desde a eleição do jesuíta argentino em 2013. A cerimônia de posse dos novos cardeais aconteceu pela manhã na Praça de São Pedro, no Vaticano. Vestidos de vermelho, os religiosos se ajoelharam diante do Papa para receberem os tradicionais barretes e anéis. “Coragem!”, “adiante!”, declarou Francisco aos aliados, enquanto milhares de fiéis acompanhavam o evento.

Dos 21 novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos, o que lhes permitirá participar de um eventual conclave para a eleição do futuro Sumo Pontífice. Diante desses religiosos provenientes de várias partes do mundo, o Santo Padre comparou seu Sagrado Colégio a uma “orquestra sinfônica”, onde, segundo ele, a “diversidade é indispensável”, mas “cada músico deve escutar os outros”.

A lista dos novos cardeais é diversificada, com representantes de 15 nacionalidades diferentes, incluindo regiões onde a Igreja Católica está em crescimento, como África e Ásia. A América Latina conta com cinco representantes, mas apenas três poderão participar de um eventual conclave: dois argentinos e um colombiano. Não há brasileiros entre os novos cardeais.

Além disso, a lista inclui clérigos de áreas geopoliticamente delicadas, como o patriarca latino de Jerusalém, a principal autoridade católica na Terra Santa, e o bispo de Hong Kong, que é crucial para melhorar as relações do Vaticano com a China comunista. Também estão presentes os arcebispos de Juba, no Sudão do Sul, da Cidade do Cabo, na África do Sul, e de Tabora, na Tanzânia.

A Europa, cuja representação no Vaticano diminuiu nos últimos dez anos, teve oito cardeais nomeados, incluindo o português Américo Aguiar, o mais jovem da lista, com 49 anos. Dois franceses também foram convocados por Francisco. Tais escolhas refletem a intenção do Papa de promover o clero de países em desenvolvimento aos principais escalões da Igreja, rompendo com a prática anterior de destacar sistematicamente os arcebispos titulares de grandes dioceses.

Os especialistas em Vaticano acreditam que esses novos cardeais terão influência sobre a orientação do futuro líder da Igreja e seus cerca de 1,3 bilhão de fiéis. Segundo um observador da Santa Sé, “o Papa busca cardeais que correspondam à época. São pessoas que se distanciaram da Igreja antiga e estão promovendo uma ruptura positiva”.

Aos 86 anos e enfrentando desafios de saúde, Jorge Bergoglio, que se desloca em cadeira de rodas, tem refletido sobre o futuro da liderança do Vaticano. Recentemente, o Papa não descartou a possibilidade de renunciar ao cargo se sua saúde o exigir, em linha com seu predecessor, Bento XVI. Em meio a uma Igreja Católica em constante evolução, as escolhas de hoje refletem claramente as prioridades e a visão de Francisco para a instituição.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading