Em um acontecimento inédito na história política dos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes destituiu na noite desta terça-feira (03/10/2023) seu presidente, Kevin McCarthy, do Partido Republicano. A votação contou com 216 parlamentares a favor da destituição e 210 contrários. Como resultado, o deputado Patrick McHenry, da Carolina do Norte, assumiu interinamente a presidência da Casa.
A iniciativa de destituir McCarthy partiu do próprio partido, especificamente do republicano Matt Gaetz, que se mostrou insatisfeito com o compromisso de McCarthy em aprovar um projeto de lei que evitou a paralisação do governo americano por 45 dias. Gaetz também acusou McCarthy de ter feito um “acordo secreto” com o presidente dos EUA, Joe Biden, para financiar a Ucrânia.
Representantes da minoria Democrata e da ala mais conservadora do Partido Republicano se uniram contra McCarthy, marcando um momento histórico na política dos EUA. Esta é a primeira vez que um presidente da Câmara dos Representantes é destituído, apesar de uma tentativa semelhante ter sido feita em 1910, sem sucesso.
McCarthy havia sido eleito presidente da Câmara em 7 de janeiro, após um longo processo de cinco dias e 15 rodadas de votação para definir um nome para o cargo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




