O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou que a abordagem de Israel em relação aos direitos palestinos representa uma ameaça, não apenas para o povo palestino, mas também para o próprio povo de Israel. Em seu pronunciamento à população turca após uma reunião de gabinete na segunda-feira (09/10/2023), Erdogan enfatizou que o fracasso da comunidade internacional em cumprir suas promessas aos palestinos é um fator significativo no agravamento do conflito. Ele destacou a necessidade de um Estado palestino independente com Jerusalém como sua capital, dentro das fronteiras de 1967, como um passo fundamental para a paz na região. O presidente turco também condenou as ações do Hamas, enfatizando a importância do respeito mútuo na busca pela paz.
Segundo Erdogan, a abordagem israelense, que inclui a opressão do povo palestino e a apropriação de suas casas e terras, é prejudicial e contraproducente para a resolução do conflito e representa uma ameaça tanto para os palestinos quanto para os israelenses. No último sábado, o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, levando ao sequestro de civis e militares israelenses. Em resposta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou estado de guerra e convocou 300 mil reservistas.
Erdogan enfatizou que a guerra tem suas próprias regras e moral, condenando a destruição de Gaza, bombardeios de mesquitas e morte de civis. Ele instou todas as partes a respeitarem essas normas e destacou a importância de buscar soluções pacíficas para o conflito, reconhecendo que o problema da região não será resolvido através da opressão do povo palestino.
A situação na região continua tensa, e a comunidade internacional observa com preocupação a escalada do conflito entre Israel e o Hamas, bem como as implicações mais amplas para a paz no Oriente Médio.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




