A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta quinta-feira (26/10/2023) a criação de um órgão dedicado a promover os benefícios da inteligência artificial (IA) e, ao mesmo tempo, conter e reduzir seus riscos. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e marca um passo significativo na busca por governança global da IA.
Esse novo órgão, composto por 32 especialistas de diversas partes do mundo, será um grupo consultivo de alto nível e multissetorial. Guterres, ao destacar a importância dessa iniciativa, enfatizou que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o “progresso extraordinário da humanidade”. Ele enumerou uma série de benefícios potenciais, incluindo aprimoramento na previsão e resposta a crises, implementação de programas de saúde pública e educação, ação climática e o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No entanto, o secretário-geral também alertou sobre os perigos inerentes ao uso inadequado da IA. Ele destacou ameaças sérias, como o aumento da desinformação, a consolidação do preconceito e da discriminação, a vigilância invasiva, a violação da privacidade, fraudes e violações dos direitos humanos. Guterres ressaltou que o uso malicioso da IA poderia minar a confiança nas instituições, prejudicar a coesão social e ameaçar a democracia, além de aprofundar desigualdades e ampliar as divisões digitais.
Para mitigar esses riscos e maximizar os benefícios da inteligência artificial, o novo órgão será um espaço para um diálogo global, multidisciplinar e multissetorial sobre a governança da IA. O grupo terá a tarefa de avaliar as iniciativas de governança da IA já em andamento e fazer recomendações em três áreas-chave: regras internacionais, consensos sobre riscos e desafios, e formas de aproveitar as oportunidades para acelerar o cumprimento dos ODS.
O secretário-geral destacou que o Órgão Consultivo será inclusivo, baseado em valores universais consagrados na Carta das Nações Unidas, e contará com representação equilibrada em termos de gênero, diversidade geográfica e faixas etárias. Seus membros possuem ampla experiência em governos, negócios, tecnologia, sociedade civil e academia, garantindo uma abordagem abrangente para lidar com os desafios e oportunidades da inteligência artificial.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




