Nesta quinta-feira (09/11/2023), durante o quarto dia da 48ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, uma equipe composta por membros da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) concentrou seus esforços em fiscalizar empreendimentos de comercialização varejista de alimentos, com o intuito de coibir a venda de produtos clandestinos, incluindo carne.
Durante a operação, os agentes da FPI apreenderam um total de 554 Kg de carne que estava sendo manipulada de forma inadequada e em desacordo com as legislações vigentes. Andréa Kraychete, coordenadora da equipe, explicou que os responsáveis pelos estabelecimentos estavam realizando processos industriais com carne, como a conversão de carne verde em carne do sol, defumando-a, descongelando frango para vendê-lo como fresco, entre outras práticas irregulares.
Além das apreensões, a fiscal da Adab orientou os proprietários dos estabelecimentos sobre as melhores práticas de manipulação de carne. Kraychete destacou a importância de adquirir produtos certificados e seguir os procedimentos legais, incluindo o registro nos serviços de inspeção federal, estadual e municipal. A carne apreendida foi inutilizada e descartada no aterro sanitário da cidade de Juazeiro.
A 48ª etapa da FPI do Rio São Francisco envolve cerca de 300 integrantes de 40 órgãos federais, estaduais e municipais, bem como entidades ligadas ao meio ambiente. Dez municípios serão beneficiados com as ações da operação. A FPI, criada em 2002, é coordenada pelo Ministério Público da Bahia, Crea-BA, Comitê da Bacia do Rio São Francisco e Ministério Público do Trabalho.
O programa, de abordagem multidisciplinar, tem como objetivos combater o desmatamento, a captação irregular de minérios, o comércio ilegal de animais silvestres, a pesca predatória e atuar no gerenciamento de resíduos sólidos. Além disso, busca preservar o patrimônio arquitetônico, cultural e imaterial da bacia do Rio São Francisco.
Uma Audiência Pública está agendada para o dia 17 de novembro na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, com o intuito de apresentar os resultados da operação à população, gestores municipais e demais organizações. Esse evento, que promove a transparência e a participação social, visa fomentar o diálogo e a compreensão da situação ambiental em cada município. Os relatórios técnicos resultantes das atividades da FPI serão encaminhados aos órgãos competentes para providências e soluções adequadas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




