Na Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, zona rural de Feira de Santana, um projeto interdisciplinar chamado “Sementes Ancestrais” está promovendo o resgate da ancestralidade, o fortalecimento do sentimento de pertencimento e a valorização da beleza negra entre os estudantes. Com mais de 90% dos alunos sendo afrodescendentes, o projeto visa aprofundar o conhecimento sobre suas origens culturais e possibilitar o reconhecimento de suas potencialidades.
A vice-diretora da escola, Rúbia Machado, explica que o projeto é parte do plano político-pedagógico da escola e envolve toda a comunidade escolar. Neste ano, os professores e estudantes trabalharam em 14 subtemas que abordaram desde o surgimento das feiras no Brasil durante o período da escravidão até a fotografia e a autoestima de pessoas negras.
Uma das turmas do sétimo ano se dedicou ao subtema “Retratos Negros”, que promoveu uma nova concepção de imagem pessoal e do mundo. O projeto foi dividido em três etapas: aprendizado teórico sobre fotografia, uma oficina prática com um fotógrafo parceiro, João Rego, que abordou a iluminação e os tons de pele negra, e um workshop sobre autoimagem e autoestima negra com a psicóloga Halley Victoria Lôbo.
Para os estudantes, a dinâmica foi transformadora. Kelly Vitória da Silva Conceição destacou a importância da atividade para melhorar a autoestima e a visão de si mesma, enquanto Keirrison de Jesus Vitório compartilhou como o projeto o ajudou a enxergar-se de forma positiva e a valorizar sua beleza e amabilidade.
O projeto Sementes Ancestrais é realizado ao longo do ano letivo e inclui pesquisas sobre os temas abordados, oficinas e visitas, culminando em um evento que acontecerá no dia 30 de novembro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




