Nesta quinta-feira e sexta-feira (16 e 17/11/2023), Feira de Santana será o epicentro de um esforço conjunto liderado pelo UNICEF e parceiros para capacitar municípios na eficaz implementação da Busca Ativa Escolar. Diante do alarmante aumento de crianças incapazes de ler e escrever no Brasil, a estratégia busca fortalecer políticas educacionais urgentes.
O relatório recente do UNICEF revela que, entre 2019 e 2022, a proporção de crianças de 7 anos sem habilidades de leitura e escrita dobrou no Brasil. Na Bahia, 10,91% das crianças e adolescentes enfrentam privações educacionais, seja pela ausência na escola ou matrícula com atraso. A Busca Ativa Escolar, já adotada por 94% dos municípios baianos, contribuiu para o retorno de mais de 22 mil estudantes às salas de aula.
O evento em Feira de Santana, organizado pelo UNICEF, Undime, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Centro Dom José Brandão de Castro, foca nos municípios de Feira de Santana, Rio Real, Esplanada e Amélia Rodrigues. O objetivo é capacitar equipes para identificar crianças e adolescentes fora da escola, acionar serviços de proteção e garantir a (re)matrícula.
Helena Oliveira, coordenadora do escritório do UNICEF em Salvador, destaca o papel crucial da Busca Ativa Escolar na garantia do direito à educação e enfrentamento à evasão. O evento reafirma o compromisso dos parceiros em ações efetivas para identificação e inclusão de crianças nas escolas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




