A Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Bahia está prestes a comemorar quatro décadas de história, marcadas por resistência e engajamento em prol da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. A celebração ocorrerá em um evento na sexta-feira (17/11/2023), às 15h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (SINDAE). Nesta ocasião, será empossada a nova diretoria eleita durante o 16º Congresso Estadual (CECUT-Ba) para a gestão de 2023-2027.
A presidente Leninha destacou a importância histórica da CUT, sendo a primeira central sindical formada após o Golpe de Estado de 1964. Ela ressaltou que a criação da CUT, em 1983, foi resultado da voz e voto de mais de cinco mil trabalhadores de todas as regiões do país, representando diversas entidades e associações. Leninha enfatizou o compromisso contínuo da CUT com a luta pela democracia e pela identidade política de classe.
O evento contará com a presença de dirigentes sindicais, ex-presidentes da CUT, representantes de centrais sindicais, deputados estaduais e federais, entidades parceiras e representantes do Governo do Estado da Bahia. Todos estão convidados a participar desse momento histórico de celebração da maior central sindical da América Latina, reafirmando o compromisso da CUT com os ideais que a fundaram.
Os membros da Direção Executiva da CUT Bahia para o período de 2023 a 2027
A composição da nova diretoria reflete a diversidade e representatividade sindical, com membros de diferentes categorias profissionais. Luciomar Vita Machado, do SINDIPETRO, assume a Vice-Presidência, enquanto Alfredo Santana Santos Junior, do SINDIQUIMICA, assume o cargo de Secretário Geral. A Secretaria de Comunicação ficará a cargo de Orlando Pereira dos Santos, do SINDAE, e a Secretaria da Mulher Trabalhadora será liderada por Lucivaldina Brito da Boa Morte, do SINDPREV.
Dentre as demais secretarias, destaca-se a presença de representantes de sindicatos como SINCOTELBA, SINDICELPA, SINDIVIGILANTES, e RURAIS – LAJE, reforçando o compromisso da CUT com diversas frentes de atuação. O Secretário de Meio Ambiente será Daniel da Purificação Pereira, do SIND.TRAB.IND. MET. – FEIRA, e João Climário Lacerda Vargens, dos BANCÁRIOS DO EXTREMO SUL, assume a Secretaria de Assuntos Jurídicos.










Deixe um comentário