Nesta quinta-feira (16/11/2023), teve início o encontro da Busca Ativa Escolar, uma ação da Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o propósito de qualificar equipes técnicas para reintegrar estudantes afastados da escola. Realizado no Núcleo Territorial de Educação – NTE 19, o evento reúne representantes dos municípios de Feira de Santana, Rio Real, Esplanada e Amélia Rodrigues até sexta-feira (17).
A oficial de educação da Unicef, Daniela Rocha, destaca a importância do evento para reforçar a pactuação política em torno da estratégia e capacitar equipes, visando uma implementação mais eficaz. Durante os dois dias, serão abordados temas como a metodologia da Busca Ativa Escolar, causas da exclusão escolar, serviços públicos necessários, e a plataforma que reúne dados cruciais para o trabalho.
“Atrair e reter estudantes que saíram da escola é crucial, e o encontro possibilita a discussão de ações de retenção, especialmente projetos pedagógicos que tornem o ambiente escolar mais atrativo”, destaca a secretária de Educação, Anaci Paim.
Em Feira de Santana, a Busca Ativa Escolar reintegrou 138 estudantes entre 2021 e 2023, enfrentando causas como mudança de domicílio, falta de interesse e desafios como trabalho infantil e gravidez na adolescência.
Coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, Luscilla Lima enfatiza a importância do diálogo e troca de experiências para intensificar resultados em conjunto com unidades escolares e famílias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




