Trinta dias após a realização de um encontro em Irecê, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) voltou a discutir a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). Dessa vez, o debate ocorreu nesta sexta-feira (24/11/2023) na Câmara de Vereadores de Seabra, atendendo a um requerimento do deputado Robinson Almeida (PT), que presidiu o encontro. Durante a audiência pública, líderes políticos e representantes da sociedade civil reforçaram a demanda por mais vagas de ensino superior no interior do estado.
Robinson Almeida destacou a oportunidade única para atender ao pleito histórico da população, que deseja uma universidade federal de qualidade próxima de casa. Ele ressaltou que a eleição do presidente Lula renovou a esperança de crescimento educacional na região, criticando os governos Temer e Bolsonaro por uma suposta estratégia de sucateamento da educação, ciência e cultura no Brasil. O deputado mencionou as realizações dos governos Lula e Dilma na Educação, impactando positivamente a Bahia com a criação de diversas universidades federais.
Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas ao acesso ao ensino superior federal na Chapada, com participação ativa da sociedade civil organizada. O representante quilombola, João Batista dos Santos, enfatizou a importância de a UFCD ser multicampi, enquanto o cacique Juvenal Teodoro Paiaiá defendeu a inclusão do estudo da história e do legado dos povos originários na matriz curricular da universidade pretendida.
A audiência contou com a presença de autoridades locais, representantes estudantis, e lideranças políticas, além de membros da comunidade. A próxima audiência pública sobre a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina está agendada para o município de Itaberaba em dezembro, sem data definida.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




