O The Intercept divulgou informações alarmantes sobre o roubo de armamentos sensíveis e equipamentos bélicos de instalações militares dos EUA na Síria e no Iraque. Documentos exclusivos sobre investigações criminais indicam que, no Iraque, sistemas de lançamento de mísseis guiados e drones foram subtraídos.
Em fevereiro de 2023, investigadores foram notificados sobre o desaparecimento de 13 drones comerciais de uma instalação em Arbil. Outras descobertas revelam o roubo de unidades de equipamentos militares, incluindo lançadores de mísseis Javelin, tanto no local quanto a caminho da base em Bagdá.
Os investigadores militar apontam que os roubos não foram executados pelo contingente norte-americano, levantando suspeitas sobre a possível participação de combatentes locais. Este incidente adiciona-se a pelo menos quatro roubos e uma perda de armamentos e equipamentos militares dos EUA no Iraque e na Síria, ocorridos entre 2020 e 2022.
O The Intercept destaca a falta de informações precisas sobre a extensão dos roubos, uma vez que o Pentágono não divulgou dados oficiais sobre o assunto.
*Com informações da Sputnik News.











Deixe um comentário