Uma comitiva de 16 senadores, liderada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo vice-presidente, Veneziano Vital do Rêgo, está presente na COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Dubai. O grupo se propõe a discutir medidas efetivas para mitigar os efeitos do aquecimento global, e o presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, senador Humberto Costa, antecipou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçará o compromisso do Brasil com a preservação ambiental.
Costa destacou a redução do desmatamento em 40% desde janeiro e iniciativas do governo para enfrentar desastres ambientais, como enchentes, ondas de calor e queimadas. Ele ressaltou a necessidade de ações concretas e do engajamento financeiro de países poluentes, defendendo que recursos sejam direcionados para preservação ambiental em vez de guerras. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, salientou que o Brasil retoma seu protagonismo em meio à crise climática global.
A delegação brasileira apresentará propostas, incluindo compensações financeiras pela preservação ambiental, e destacará o projeto de regulamentação do mercado de carbono já aprovado pelo Senado. Senadores como Fabiano Contarato, Beto Faro e Augusta Brito também marcam presença no evento.
*Com informações da Agência Senado.










Deixe um comentário