No próximo sábado (02/12/2023), o Brasil comemora o Dia Nacional do Samba, e a Bahia, berço de inúmeras manifestações culturais, celebrará essa data de maneira especial. A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre de 13 a 17 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador, será palco do 1º Festival de Samba de Roda da Bahia. Este festival marca o início da programação musical do evento, prestando uma homenagem póstuma à líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares.
O gestor cultural Jurandir Pacífico, filho de Mãe Bernadete, lidera a homenagem e destaca o legado de sua mãe.
“Minha mãe fez parte de todas as edições da Feira Baiana. E, neste ano, vamos fazer uma homenagem a ela com o 1º Festival de Samba de Roda Mãe Bernadete, que vamos levar para todo o Brasil. O legado continua.”
O festival contará com apresentações dos grupos Viola do Quilombo, Bicho da Cana e Quixabeira da Matinha, proporcionando uma experiência autêntica de samba de roda. Duda Moreno, do Grupo Quixabeira da Matinha, expressa entusiasmo:
“Vai ter samba até Maria chegar da lenha, porque se a lenha tiver verde, vocês vão sambar até a lenha secar.”
Além do festival, a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária apresenta uma programação musical diversificada, incluindo artistas renomados como Jau, Adelmario Coelho, Clariana, Negra Cor (Adelmo Casé), Samba das Pretas, Anarkas, e talentos regionais como Wilson Aragão, Gereba, Paulo Jequié, Cescé Amorim, além da atração infantil Pé de Lata.
A feira, já consolidada no calendário de eventos baiano, destaca-se como o maior evento do Brasil no segmento da agricultura familiar, promovendo não apenas produtos regionais, mas também a cultura do estado. Com 27 Armazéns Territoriais e espaços dedicados a comunidades quilombolas e povos indígenas, a feira oferece uma rica experiência cultural. Este ano, a inovação se destaca com a Tenda Brasil, expondo produtos de empreendimentos de diversas regiões do país, além da Tenda do Artesanato e a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.
A Praça Gastronômica proporcionará aos visitantes uma experiência culinária diversificada, destacando o Restaurante do Empório da Agricultura Familiar. Com espaços dedicados a chopp, cerveja de licuri, cacau, umbu, caju, drinques de café, cachaçaria e tapiocaria, a feira busca atender a todos os gostos.
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




