O Partido dos Trabalhadores da Bahia protagonizou um marco histórico ao promover o 1º Encontro Indígena de um partido político no estado. Realizado em Feira de Santana no sábado, 9, e domingo (10/12/2023), o evento contou com a participação de indígenas de aproximadamente 20 povos, membros do Setorial Indígena, e representantes do Diretório Municipal de Feira.
O objetivo principal do encontro foi fortalecer e incentivar candidaturas indígenas nas eleições municipais de 2024 e gerais de 2026. Lideranças presentes, incluindo o coordenador do Setorial Indígena, Agnaldo Pataxó, entregaram propostas ao presidente estadual do PT Bahia, visando ampliar o financiamento e as cotas nas campanhas, além de garantir apoio jurídico, de comunicação e mais protagonismo ao Setorial.
“A ampliação desses recursos e o apoio em diversas esferas serão fundamentais para uma maior inclusão dos nossos povos e de nossas pautas nos espaços de poder”, destacou Agnaldo Pataxó.
O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, enfatizou a importância do encontro como um marco na política estadual, assumindo o compromisso coletivo de facilitar a chegada de novas lideranças indígenas aos espaços de poder. Valadares ressaltou a necessidade de aprendizado mútuo entre o partido e os povos indígenas.
Rafaella Rios, secretária de Movimentos Populares do PT Bahia, considerou os dois dias de programação essenciais para compreender a diversidade das conjunturas dos indígenas petistas nos municípios. A escuta da direção do PT durante o evento permitiu uma atualização sobre as questões locais e regionais.
O encontro contou com a participação de autoridades como o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Sepromi, Patrícia Pataxó, o Cacique Flávio da Secretaria de Saúde Indígena do Governo Federal, a deputada estadual Fátima Nunes e o ex-deputado Marcelino Galo, entre outros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




