Meta silencia apoiadores palestinos em meio ao conflito Israel-Hamas, afirma Human Rights Watch

A Meta, empresa por trás do Instagram e Facebook (proibidos na Rússia) enfrenta acusações de “silenciar” os defensores palestinos nas redes sociais durante o conflito Israel-Hamas, conforme relatório da Human Rights Watch divulgado nesta quinta-feira (21/12/2023). O estudo analisou 1.050 casos de censura online em mais de 60 países, destacando padrões recorrentes de remoção de conteúdo, suspensão de contas, restrições ao uso de recursos e “shadow banning”.

Deborah Brown, diretora associada interina de tecnologia e direitos humanos da Human Rights Watch, criticou a postura da Meta, alegando que a censura promove o “apagamento do sofrimento dos palestinos” em um momento crítico de confronto na região. O relatório revela que em mais de 300 casos, os usuários não conseguiram apelar da remoção de conteúdo devido a falhas no sistema.

O comunicado da organização destaca que a censura intensificada durante o conflito não apenas prejudica a liberdade de expressão, mas também contribui para a desinformação e a limitação do testemunho online sobre os eventos em curso na Palestina.

Em outubro, a Comissão Europeia anunciou que estava examinando medidas tomadas pela Meta e TikTok para combater desinformação e conteúdo nocivo, especialmente após relatos de crescentes apelos à violência durante o conflito israelo-palestino. A situação levanta preocupações sobre a liberdade de expressão e o papel das grandes plataformas tecnológicas em situações de conflito.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading