Liminar do STF determina retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF após decisão do TJRJ

Após quase um mês de reviravoltas na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o cenário ganha novo capítulo com uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina o retorno de Ednaldo Rodrigues ao comando da entidade. Rodrigues havia sido destituído por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A liminar atende, parcialmente, ao pedido do Partido Comunista do Brasil (PcdoB), que questionou a decisão do TJRJ e alertou para o risco de não inscrição da seleção brasileira Sub-23 no torneio pré-olímpico.

A decisão de Gilmar Mendes se baseou no não reconhecimento pela Fifa do interventor indicado pelo TJRJ, José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O ministro destaca o risco iminente de prejuízo, enfatizando a possibilidade de inviabilização da inscrição de jogadores da seleção brasileira no torneio qualificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, cujo prazo se encerra nesta sexta-feira (05/01/2024).

Antes de conceder a liminar, Mendes considerou as manifestações do Procurador-Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da República (AGU), ambos defendendo a suspensão da decisão do TJRJ. O ministro ressalta que a decisão busca preservar a autonomia da CBF, restaurando a efetividade do processo eleitoral realizado em março de 2022.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading