Em uma sessão solene marcando a abertura do Ano Judiciário de 2024, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou um panorama abrangente dos projetos e realizações do Judiciário e celebrou a eficiente relação entre os Poderes da República. O discurso do ministro abordou diversas iniciativas, destacando a publicação do edital do primeiro Exame Nacional da Magistratura, a promoção por mérito com paridade de gênero, e a criação de um programa de bolsas para candidatos negros à magistratura.
No âmbito da inovação, Barroso evidenciou o chamamento público para protótipos de soluções de inteligência artificial, visando a simplificação e agilidade nos processos judiciais. Na esfera da comunicação, o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples busca tornar o mundo jurídico mais acessível. Além disso, o presidente ressaltou a preocupação com a sustentabilidade, destacando o acordo com o Exército para projetos ambientais e a busca pela descarbonização do Tribunal.
No encerramento, Luís Roberto Barroso celebrou a harmonia entre os Poderes e a vitalidade das instituições democráticas, enfatizando o respeito mútuo e a coexistência pacífica, mesmo nas divergências.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




