A movimentação de cargas por ferrovias no Brasil alcançou em 2023 o seu maior nível em cinco anos, de acordo com o relatório divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). No total, foram transportadas 530,6 milhões de toneladas úteis por trens, representando o terceiro maior volume da série histórica, perdendo apenas para os registros de 2018 e 2017. O crescimento é atribuído à recuperação econômica e ao aumento das parcerias público-privadas, que têm possibilitado melhorias na malha ferroviária do país.
A Casa Civil destacou que o crescimento da movimentação de carga ferroviária se deve à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Investimentos públicos e privados têm permitido a melhoria da infraestrutura ferroviária, com destaque para a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e o avanço das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico).
O governo também mencionou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos no setor ferroviário até 2026, além do aprimoramento dos contratos com as concessionárias e a política de incentivos à devolução de trechos ociosos para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Parcerias público-privadas também estão liberando recursos para outras obras importantes, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.
*Com informações da Agência Brasil.
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