O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação deram início a uma iniciativa conjunta para enfrentar a proliferação da dengue no país, direcionando seus esforços para as escolas públicas. A campanha, lançada nesta terça-feira (21/02/2024), visa mobilizar cerca de 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições de ensino ao longo de 20 semanas de atividades. O Programa Saúde na Escola, reestruturado recentemente, servirá como base para essa empreitada. As atividades programadas incluem gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras e concursos, visando engajar crianças, adolescentes e jovens na luta contra a dengue. Além disso, serão disponibilizados materiais educativos como guias, podcasts, vídeos e lives com especialistas.
Durante o lançamento da campanha em uma escola na região administrativa de Ceilândia, a 35 quilômetros do centro de Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de envolver as escolas nesse combate, destacando a força de mobilização dos estudantes. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também alertou para a gravidade do problema, salientando que a dengue é uma questão histórica no Brasil e em toda a América Latina, agravada pelo aumento dos casos e a circulação de diversos sorotipos do vírus.
De acordo com dados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, reforçando a importância da conscientização e ação comunitária. Além das atividades nas escolas, o governo também está promovendo a vacinação contra a dengue em algumas localidades, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário