Governo Lula lança campanha em escolas para mobilizar 25 milhões de estudantes contra a dengue

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação deram início a uma iniciativa conjunta para enfrentar a proliferação da dengue no país, direcionando seus esforços para as escolas públicas. A campanha, lançada nesta terça-feira (21/02/2024), visa mobilizar cerca de 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições de ensino ao longo de 20 semanas de atividades. O Programa Saúde na Escola, reestruturado recentemente, servirá como base para essa empreitada. As atividades programadas incluem gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras e concursos, visando engajar crianças, adolescentes e jovens na luta contra a dengue. Além disso, serão disponibilizados materiais educativos como guias, podcasts, vídeos e lives com especialistas.

Durante o lançamento da campanha em uma escola na região administrativa de Ceilândia, a 35 quilômetros do centro de Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de envolver as escolas nesse combate, destacando a força de mobilização dos estudantes. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também alertou para a gravidade do problema, salientando que a dengue é uma questão histórica no Brasil e em toda a América Latina, agravada pelo aumento dos casos e a circulação de diversos sorotipos do vírus.

De acordo com dados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, reforçando a importância da conscientização e ação comunitária. Além das atividades nas escolas, o governo também está promovendo a vacinação contra a dengue em algumas localidades, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading