Em um pronunciamento durante a abertura do seminário “Mineração e transformação mineral dos minerais estratégicos para a transição energética”, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou o lançamento, até o segundo semestre, do ambicioso programa “Mineração para Energia Limpa”. Com o objetivo de impulsionar a indústria de transformação mineral e fortalecer o conhecimento geológico e a pesquisa mineral, o programa terá diretrizes claras voltadas para medidas ambientalmente responsáveis e socialmente conscientes, conforme destacado pelo ministro.
Silveira ressaltou a interdependência entre a transição energética e a mineração, afirmando que não pode haver uma sem a outra. Ele enfatizou a necessidade de avançar no processo de mudança na mineração, visando torná-la mais segura, sustentável e socialmente responsável. O ministro afirmou que o Brasil está empenhado em uma mineração sustentável e aberto a parcerias internacionais, planejando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em colaboração com entidades educacionais e instituições privadas.
Durante a cerimônia de abertura do seminário, Vitor Saback, Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, destacou a importância do diálogo sobre os minerais estratégicos. Ele salientou que, neste ano, com o ministro Alexandre Silveira coordenando o eixo sobre transição energética no G20, o Brasil pretende mostrar ao mundo o potencial mineral do país e o compromisso com uma mineração mais segura, sustentável e social.
O primeiro bloco do seminário contou com a participação de representantes da União Europeia, da embaixada da China e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Silveira concluiu sua fala enfatizando a visão de uma mineração brasileira cada vez mais eficiente, verde, segura, global e sustentável, convidando os presentes a contribuírem com propostas para construir um futuro mais limpo e sustentável para o Brasil e o mundo.
Em uma conversa posterior com jornalistas, o ministro revelou a possibilidade de incentivos fiscais para produtores de minerais críticos, mediante a criação de debêntures incentivadas. No entanto, ressaltou que as discussões sobre esse tema ainda estão em andamento no âmbito do governo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




