O deputado federal Luciano Bivar (PE) foi afastado da presidência do União Brasil após uma disputa política pelo comando do partido com o presidente eleito, Antonio Rueda. A deliberação ocorreu nesta quarta-feira (20/03/2024), na sede do partido, situada no Brasil 21, edifício no centro de Brasília.
De acordo com apurações do Poder360, Bivar foi afastado do partido por 11 votos a favor, 5 contra e uma abstenção. O deputado participou da reunião de forma virtual e agora terá um prazo de 5 dias para apresentar sua defesa.
Ainda está em discussão a possibilidade de sua expulsão da sigla em até 60 dias, o que poderia resultar na perda de sua posição como 1º secretário da Câmara dos Deputados, embora mantenha o mandato como deputado federal.
A eleição para a presidência do partido foi marcada por trocas de ameaças, seguida por um incêndio na residência da família Rueda, o que intensificou o clima de tensão. Apesar disso, não há evidências do suposto envolvimento de Bivar no incidente, embora membros do União Brasil sugiram a possibilidade de um crime político.
Segundo divulgado pelo próprio União Brasil, o processo interno contra Bivar considerou uma série de acusações, incluindo ofensas, ameaças, incêndio criminoso nas residências da família Rueda, violência política contra mulher, validação de cartas de desfiliação sem submeter à decisão colegiada e a liberação de congressistas do Rio de Janeiro do partido, mesmo após parecer do MPE contrário à desfiliação.
*Com informações do Poder360.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




