O cenário amazônico ganha destaque em um encontro de proporções internacionais, enquanto Belém, a capital paraense, recebe os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (26/03/2024). Com medidas de segurança reforçadas, a agenda promete uma série de atividades que abordam questões ambientais e de cooperação bilateral. O ponto alto do evento será uma caminhada pela floresta, simbolizando a sintonia entre os líderes em relação à preservação da Amazônia.
As movimentações em Belém despertam a curiosidade da população, que acompanha de perto os preparativos para a visita dos presidentes. Ruas serão fechadas para a passagem dos comboios, enquanto a cidade se prepara para receber não apenas os líderes, mas também manifestações populares. A agenda inclui desde uma reunião em um barco na baía de Guajará até uma visita à sorveteria mais tradicional da cidade, a Cairu, passando por momentos de descontração e reflexão sobre as questões ambientais.
Durante o encontro, Lula e Macron visitarão a Ilha do Combu, onde conhecerão iniciativas sustentáveis de produção de cacau e chocolates. Além disso, está prevista a homenagem ao líder indígena Raoni com a “Légion d’honneur”, a mais alta condecoração da França. Após a programação em Belém, os presidentes seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão de eventos conjuntos, consolidando uma agenda bilateral de cooperação e discussão de temas de interesse comum, incluindo desenvolvimento sustentável e questões geopolíticas globais.
Macron na Guiana Francesa
A Guiana Francesa recebe a visita do presidente Emmanuel Macron, que desembarcou na segunda-feira (25/03/2024) para uma agenda intensa de dois dias. Temas como segurança, garimpo ilegal e desenvolvimento econômico estão no centro das discussões em uma região marcada pela presença crescente do crime organizado, incluindo grupos como o Comando Vermelho e o PCC, além de desafios socioeconômicos significativos.
A visita de Macron à Guiana visa abordar diversas questões críticas enfrentadas pelo departamento francês, desde a segurança até o desenvolvimento sustentável. Com foco no combate ao crime organizado, especialmente o tráfico de drogas e o garimpo ilegal, o presidente busca fortalecer a presença do Estado na região e promover medidas para garantir a segurança dos cidadãos. Além disso, Macron busca impulsionar iniciativas para o desenvolvimento econômico e social, enfrentando desafios como a agricultura, a pesca e a exploração sustentável da floresta tropical.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




