O Impressionismo, movimento artístico que revolucionou a pintura no século XIX, está celebrando seus 150 anos com exposições especiais em museus por toda a França. Surgido em 1874, a partir de um grupo de artistas que buscavam uma nova estética, o Impressionismo trouxe uma abordagem revolucionária, destacando-se por sua paleta de cores vibrantes, pinceladas soltas e a representação de momentos fugazes da vida cotidiana.
O marco histórico do Impressionismo ocorreu em 15 de abril de 1874, quando um grupo de artistas organizou um evento alternativo ao Salão de Paris, expondo obras que desafiavam as convenções artísticas da época. O termo “Impressionismo” surgiu de uma crítica irônica de um jornalista diante de uma obra de Monet, “Impressão Nascer do Sol”, que posteriormente se tornou uma das obras mais emblemáticas do movimento.
As celebrações dos 150 anos do Impressionismo são marcadas por exposições especiais em museus de renome, como o museu d’Orsay em Paris, que apresenta a mostra “Paris 1874. Inventando o Impressionismo”, com 130 obras e uma cronologia minuciosa do movimento. Além de Paris, exposições relacionadas ao Impressionismo estão sendo realizadas em cidades como Nice, Nantes e Montpellier.
Segundo a curadora Sylvie Patry, do museu d’Orsay, o Impressionismo trouxe uma nova abordagem à arte, priorizando a sensação e a subjetividade do artista. Surgiu da necessidade de capturar momentos efêmeros e transmitir as impressões sensoriais da realidade, abandonando a preocupação com a imitação fiel da natureza.
No Brasil, o Impressionismo teve seu impacto mais significativo no início do século XX, com artistas como Eliseu Visconti e Georgina de Albuquerque adotando suas técnicas e estilos. A leveza e a identificação com temas cotidianos são características que continuam a atrair o público para o Impressionismo até os dias de hoje, como destaca a pesquisadora Ana Maria Tavares Cavalcanti.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




