Risco de fome generalizada aumenta pelo quinto ano consecutivo, alertam agências da ONU

Pelo quinto ano consecutivo, o mundo enfrenta uma crescente ameaça de fome generalizada, com níveis perigosos de insegurança alimentar afetando milhões de pessoas em todo o globo. Segundo o último Relatório Global sobre Crises Alimentares, divulgado pelas agências humanitárias da ONU, 281,6 milhões de pessoas foram atingidas pela fome aguda em 2023, marcando um aumento contínuo na insegurança alimentar.

O diretor do Escritório de Ligação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Dominique Burgeon, alertou que a insegurança alimentar aguda representa uma ameaça imediata à vida das pessoas e pode levar a mortes generalizadas. O relatório, elaborado em conjunto pela FAO, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aponta que a crise alimentar piorou significativamente desde o início da pandemia de Covid-19.

Gian Carlo Cirri, diretor do PMA em Genebra, expressou preocupações específicas com a situação em Gaza e no Sudão, onde a fome é uma realidade cada vez mais presente. Ele descreveu a situação em Gaza como desesperadora, com as pessoas lutando para atender até mesmo suas necessidades alimentares mais básicas após meses de conflito e destruição.

No Sudão, 20,3 milhões de pessoas, cerca de 42% da população, enfrentaram níveis emergenciais de insegurança alimentar em 2023, tornando-se o país com o maior número de pessoas em situação crítica de fome. O relatório destaca a urgência de assistência humanitária para evitar uma deterioração ainda maior da situação, especialmente à medida que a época de plantio se aproxima.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading